UFF de Angra dos Reis realiza debate sobre Sexualidade na Educação

0

ANGRA DOS REIS

Com o objetivo de incitar o diálogo e o conhecimento, a Universidade Federal Fluminense (UFF), única faculdade pública na Região da Costa Verde, que abriga o Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR), realizou na ultima sexta-feira, dia 3, uma Aula Aberta com o tema ‘sexualidade na educação’. A atividade foi uma iniciativa do curso de Pedagogia, que aconteceu às 16 horas na Praça do Village e às 20 horas na tenda multiuso da instituição, ambas no bairro de Jacuecanga.

A mesa de debate foi composta pela professora Kátia Valladares e pelo aluno de Pedagogia, Gabriel Herculano, teve também a participação e importantes contribuições das professoras Renata Bergo e Silmara Marton. Durante o debate foi destacada a importância da leveza e adaptação nas estratégias de abordagem sobre o assunto, de acordo com a faixa etária do aluno.

Segundo o aluno Gabriel Herculano, abordar o tema em sala de aula sem ser invasivo ou moralista é uma missão. “A melhora das estratégias de abordagem só acontece quando os professores reconhecem que precisam aprender a falar sobre o assunto e pesquisar informações específicas que podem ajudar diferentes casos, como episódios de homofobia, gravidez não programada e abusos”, comentou Gabriel, que é membro do Centro Acadêmico Luísa Mahin e participante do coletivo LBGT da instituição.

De acordo com a professora mestre em Educação, graduada em Psicologia e Ciências Sociais pela UFF, Kátia Valladares, o evento possibilitou reflexões de ideias relativas à sexualidade. “Principalmente a aula da praça, pois a população também teve acesso a importantes informações”, ressaltou, afirmando que não dialogar sobre o assunto, atrapalha no desenvolvimento. “No momento em que não se possibilita informações, contribui-se para que sexualidade seja um tabu”, afirmou Kátia, principal oradora da apresentação, sendo experiente na condução de trabalhos na área de Educação, Orientação Sexual, Saúde, Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Sexualidade Feminina, entre outros temas.

 

Deixe um Comentário