Três Rios decreta situação de emergência após temporal que atingiu município

0

TRÊS RIOS

Após se reunir com membros da Defesa Civil Estadual nessa terça-feira, dia 12, a prefeitura de Três Rios decretou situação de emergência nível 2, em consequência do temporal que atingiu a cidade no último domingo, dia 10, deixando aproximadamente 100 pessoas desalojas.  Segundo o decreto, esse estágio perpetuará por 90 dias. Inicialmente, o prefeito Joa havia mencionado calamidade pública. Durante a reunião, foram definidas estratégias para atender a população.

O decreto estabelece a urgência em organizar um grupo de trabalho para levantamento dos dados imprescindíveis para embasar medidas administrativas. Para isso, ficou instituído o Gabinete de Crise, com intuito de providenciar o levantamento de dados das áreas afetadas pelas fortes chuvas.

O Gabinete ficou estabelecido com as seguintes secretarias: Meio Ambiente e Agricultura, Administração e Recursos Humanos, Obras e Habitação, Serviços Públicos, Saúde e Defesa Civil, Governo e Planejamento, Infraestrutura Urbana e Projetos, Gestão Pública, além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

As informações levantadas pelos membros do Gabinete deverão ser relatadas e enviadas diretamente a Coordenadoria, no prazo de 48 horas. O relatório, a que se refere o Art. 3º, deverá ser numerado e contar elementos comparativos mínimos necessários a comprovação de Situação de Estiagem.

O Art 3º do decreto municipal destaca que, segundo a Lei Federal nº 8.666/93, fica instituídas normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. “Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta à enchente, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários causados pela chuva, deslizamentos, alagamentos, transbordamentos e inundações bruscas, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de cento e oitenta dias consecutivos e ininterruptos”, destacou.

Sobre o temporal

A chuva que atingiu Três Rios, no último domingo, causou vários transtornos no município. Uma criança de oito anos morreu depois de ter ficado presa dentro de um carro, que foi arrastado na enchente. Na Estrada União Indústria, nove pessoas precisaram ser resgatadas do teto de um ônibus que ficou ilhado durante o temporal. Ruas ficaram alagadas, parte do asfalto foi arrancado com a força da água e a enchente invadiu casas. No bairro Portão Vermelho, mais de 420 casas foram atingidas. Moradores perderam eletrodomésticos, móveis, roupas e alimentos.

Deixe um Comentário