TRE diploma governador, vice, senador, deputados federais e estaduais

0

ESTADO

Foram diplomados nesta sexta-feira, 16, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) os eleitos do Estado em outubro deste ano. Governador e vice, senador e deputados federais (46) e estaduais (70) receberam o diploma do presidente da corte eleitoral, o desembargador Elton Leme, durante solenidade no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Centro. Da região Sul Fluminense, foram diplomados os deputados estaduais: Gustavo Tutuca (PP), André Corrêa (PP), Célia Jordão (PL), Munir Neto (PSD), Tande Vieira (Pros) e Jari de Oliveira (PSD).

Gustavo Tutuca – Foto: Divulgação Alerj

André Corrêa – Foto: Divulgação Alerj

 

 

 

 

 

 

Munir Francisco – Foto: Divulgação Alerj

Célia Jordão – Foto: Divulgação Alerj

 

 

 

 

 

 

Tande Vieira – Foto: Divulgação Alerj

Jari de Oliveira – Foto: Divulgação Alerj

 

 

 

 

 

O desembargador fez um discurso em defesa da democracia e do processo eleitoral, destacando a atuação eficiente da Justiça Eleitoral, e demais órgãos do Judiciário brasileiro, no combate aos ataques perpetrados contra o sistema eleitoral. “Foi montada uma estrutura gigantesca para responder com rigor e rapidez aos atentados contra a democracia, e o resultado foi um pleito com segurança e tranquilidade”, afirmou o desembargador Elton Leme.

O governador Cláudio Castro (PL) e seu vice, Thiago Pampolha (União Brasil) foram diplomados. No Senador Federal, Romário (PL) e seus suplentes Bruno Bonetti e Andrea Fontes receberam o documento. Depois foi a vez dos deputados federais e estaduais do estado.

A diplomação é o momento em que se confirma que os candidatos eleitos cumpriram todas as formalidades previstas em lei e estão aptos a serem empossados. A cerimônia de posse do governador acontece no dia 1º de janeiro de 2023, já a dos deputados estaduais será no dia 1º de fevereiro do ano que vem, quando se inicia a nova Legislatura. Todas as cerimônias acontecerão no Palácio Tiradentes, antiga sede da Alerj.

O governador reeleito, que já está no cargo desde maio de 2021, concedeu entrevista coletiva à imprensa. Ele disse que trabalhará em conjunto com todas as esferas de poder. “A democracia faz com que todos trabalhem juntos independentemente da filiação partidária. Eu trabalhei em conjunto com a Alerj, fiz isso com os prefeitos e não tem o porquê não atuar em conjunto com o futuro Governo Federal. Com certeza, todas as relações institucionais serão amistosas e respeitosas. Agora acabou a eleição, vamos arregaçar as mangas e trabalhar em conjunto respeitando a vontade popular”, disse.

Deixe um Comentário