Thiago Valério se coloca como pré-candidato a deputado estadual pelo PDT

0

BARRA MANSA

Thiago Valério ficou em segundo lugar na disputa de prefeito de Barra Mansa no ano passado. Teve 15.247 votos. Ele estava em seu primeiro mandato como vereador. Em visita ao A VOZ DA CIDADE nessa semana, informou que também participará das eleições deste ano, é um pré-candidato a deputado estadual.

Após ficar quase 12 anos no Cidadania, seu primeiro partido, onde disputou além da eleição de prefeito, as duas de vereador (sendo que uma venceu), e a de deputado estadual em 2018, se filiou a uma nova legenda. Por ideologias e comprometimento do partido em causas semelhantes as suas, Thiago Valério está agora no PDT. “Acompanhando o crescimento do nosso projeto percebemos que era preciso avançar em algumas questões e uma delas foi visualizar um projeto partidário que nos desse mais amplitude e visibilidade para o atual que é disputar a eleição de deputado”, contou, fazendo elogios ao Cidadania e o quanto cresceu no tempo em que esteve no partido.

Para o pré-candidato, o surgimento de nomes na política para disputa de eleições é salutar para democracia. “Não podemos ficar apenas com grupos políticos conhecidos. É importante e necessário o surgimento de novos nomes. Eu não sou de família política, mas tenho a intenção de estar na política não por um projeto pessoal, mas sim para fazer com que Barra Mansa cresça, a região, o estado. E meu maior propósito em continuar na política é porque fui ensinado por meus pais a me indignar com injustiças, desigualdades sociais, falta de respeito ao próximo. Quando eu vejo que posso batalhar contra isso, tenho motivação. Quero contribuir para a política pública bem feita”, apontou, frisando que seu propósito atual é batalhar por Barra Mansa e região na Alerj.

Dentre suas propostas de trabalho caso seja eleito, Thiago Valério lembrou de sua postura como vereador em Barra Mansa e disse que levará isso para Alerj. “Um político com atitude errada, uma assinatura mal dada em um papel, mata mais do que um bandido na rua. Bati muito nisso em meu mandato e quero batalhar na assembleia. Mas existem pautas. Como professor digo que a da educação será um grande foco porque o bom andamento dela desencadeia em uma série de fatores. A escola é representa todo o contexto social das famílias”, disse.

Ele lembrou o fato de em Barra Mansa, por exemplo, ter tido um levantamento que apontou que 30% das famílias mandavam a criança ou adolescente para a escola para poderem se alimentar já que não tinham em casa. “E quando fecha as portas das escolas devido a pandemia? O que aconteceu com essas famílias? São vários contextos que a educação traz, o social, o desenvolvimento das famílias e junta tudo isso com o desenvolvimento do estado. Como ficou a educação nos últimos dois anos? O aluno saiu mais preparado ou despreparado para o mercado de trabalho? O que os estados e municípios estão fazendo para minimizar esse impacto? Tudo isso são coisas que pretendo lutar, se eleito”, esclareceu o pré-candidato.

Outra área que batalhará é a transparência pública.

SEM MANDATO

Sem mandato, Thiago Valério foi questionado sobre o que tem feito. Disse que é professor há oito anos e também consultor ambiental. “Tenho feito muitos serviços nas minhas áreas, de forma particular, me dando também a possibilidade de estar perto das pessoas em diversas reuniões. E a resposta tem sido muito positiva”, afirmou.

DIRETÓRIO MUNICIPAL

O presidente estadual do PDT, Lupi, virá a Barra Mansa para a posse do novo diretório municipal no qual Thiago será presidente. Deixará o cargo Antônio Cesar e Silva, o Tuca, que também fará parte do diretório. Ainda não há data definida, mas a expectativa é que venham representantes da esfera estadual e federal do PDT.