Thiago Valério planeja criar Agência de Desenvolvimento Econômico, caso eleito

0

BARRA MANSA

O candidato a prefeito de Barra Mansa pelo Cidadania, Thiago Valério, destacou que o desenvolvimento econômico no pós-pandemia será uma necessidade fundamental. Para isso, ele apresentou algumas ideias para alavancar o crescimento da cidade, como, por exemplo, a criação de uma Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico.  O candidato ainda destacou que isso será alavancado a partir dos princípios da economia criativa e inovação.

Thiago Valério afirmou ainda que a cidade, com 185 mil habitantes, cresceu em 4% na última década e apenas 20% da população está de fato ocupada formalmente. “Nos últimos seis anos a população ocupada diminuiu de 37 mil para 32 mil pessoas, dado de até 2019, com a pandemia estes números podem ser bem piores”, apontou, acrescentando que 70% das receitas de Barra Mansa, em 2017, eram de fontes externas, com repasses do Estado e da União. “Percebemos que não houve nenhuma mudança para alterar de forma incisiva esse percentual”, lamentou Valério.

Diante deste cenário, segundo o candidato, a consolidação de uma política pública de desenvolvimento econômico para o município, inicialmente, se dará pela reestruturação administrativa responsável pela área. “Substituindo as atuais secretarias municipais de desenvolvimento econômico e desenvolvimento rural, pela Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico. Apostamos também no entendimento que para a cidade se desenvolver é necessário fomentar a economia criativa e apostar na inovação”, afirmou.

Ainda de acordo Thiago Valério, será preciso elaborar até o final de 2021, de forma participativa, um planejamento estratégico para o desenvolvimento de Barra Mansa para o período de 2022 a 2031.  Para fortalecer a economia criativa, ele citou a implantação da Incubadora Pública de Economia Popular e Solidária. “Criando ainda uma política municipal e estabelecendo pontos para comercialização dos produtos produzidos, com espaço educativo para micro e pequenos empreendedores”, disse.

O candidato a prefeito ainda acredita ser possível gerar renda no meio cultural, transformando até 2022 um negócio que gere renda para artesãos e artistas. No setor de inovação, Thiago Valério quer implantar no Parque da Cidade o Centro Municipal de Inovação, para apoiar e incentivar a criação de startups.

Desburocratização de Alvarás

Para facilitar a vinda de empresa, o candidato fará a desburocratização de alvarás, além de construir um novo acesso à área da antiga Edimetal, instalando no local um condomínio industrial; resolver o acesso da Zona Especial de Negócios (ZEN); além de identificar novas áreas para empresas. Quer ainda apoiar e potencializar a pecuária leiteira, fomentando as particularidades de cada distrito de Barra Mansa, trabalhando ainda no fomento do turismo rural.

Caso eleito, Thiago visa para o comércio a execução de um Programa Municipal de Revitalização dos Centros Comerciais. Thiago Valério deseja ainda atualizar o Plano Diretor, já defasado, e revisar o Código Tributário.

error: Conteúdo protegido !