Temporal na região causa alagamentos em ruas, quedas de árvores e muita ventania

0

SUL FLUMINENSE

Um temporal foi registrado nesta terça-feira, dia 13. Cidades da região sofreram consequências, umas mais e outras menos. Ocorrências aconteceram em Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis. Nas cidades, as pessoas ficaram receosas devido a ventania.

Em Barra Mansa, equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) e da Secretaria de Manutenção Urbana atuaram na limpeza das áreas atingidas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, choveu 47 mm em uma hora. O volume de água foi tanto que alguns pontos da cidade ficaram alagados. Os bairros, Centro, Ano Bom, Saudade e Vista Alegre foram alguns dos afetados.

No total, a Defesa Civil recebeu dez chamados de emergência, sendo quatro relacionados a deslizamentos de terra e seis de alagamentos. Além da limpeza das ruas e dos bueiros, foram colocadas sinalizações nas vias que necessitavam de intervenções. Não há registros de desabrigados ou desalojados ou imóveis interditados.

A Defesa Civil informou que há previsão de instabilidade para os próximos dias, por isso, os moradores devem se manter em estado de alerta. “A instabilidade pode continuar e vir acompanhada de rajadas de vento e intensa atividade elétrica atmosférica”, avisou João Vitor.

VENTOS DE 25 QUILÔMETROS

Em Volta Redonda a chuva também causou estragos. De acordo com a prefeitura, a Defesa Civil registrou pontos de alagamentos em locais espaçados, como Amaral Peixoto, Vila Santa Cecília e Conforto. As equipes do órgão atuaram durante toda à tarde na limpeza dos bairros atingido. Foram registrados 31 milímetros de chuva, com rajadas de ventos de 25 quilômetros por hora.

A Defesa Civil informou que atendeu 16 ocorrências no período da chuva, sem interdição em residências.

QUEDAS DE ÁRVORES E DESTELHAMENTO

Transtornos também foram registrados na região das Agulhas Negras, formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, porto Real e Quatis.

Em Resende, a queda de uma árvore no bairro Surubi.  O diretor da Defesa Civil, Flávio Germano da Silva informou que o volume de chuva registrado no município foi de 22 milímetros em 1h20min. Já as rajadas de vento atingiram 69,4 km/h. “A pancada de chuva ocorreu mais intensa na região Central do município. Os sistemas de drenagens suportaram bem o escoamento das águas pluviais, devido a limpeza e manutenção que estão sendo realizadas pela prefeitura”, informou Flávio Germano.

Foto: Divulgação/PMR

Em Itatiaia, segundo a Defesa Civil, foram registrados em uma hora 30 milímetros de chuva, que provocaram quedas de árvores nas ruas nas localidades do Jardim Martinelli, Fazendinha e Vale dos Reis, em Penedo. Após a chuva a equipe da Administração Regional de Penedo realizou o corte das árvores e a desobstrução das ruas. Já no bairro Vila Esperança, o vento ocasionou destelhamento em parte de uma residência. Não há registro de desabrigados ou desalojados.

Já em Porto Real, o temporal provocou a queda de quatro árvores, duas na Avenida H, no bairro Freitas Soares, uma na Avenida Renato Monteiro, no sentido a um posto de combustível e outra na Avenida Fernando Bernardelli, próximo a uma fábrica de vidros planos. As ruas ficaram interditadas até que as equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente fizessem a retirada das árvores. As rajadas de vento foram de 86 quilômetros por hora.

Foto: Divulgação/Defesa Civil/PR

O galho de uma árvore caiu sobre a rede de energia elétrica no bairro Bondarovsky, em Quatis. A equipe da Light foi chamada para a retirada do galho. Não ocorreu queda de energia elétrica.

Deixe um Comentário