Temporal causa transtornos em Resende, Porto Real e Itatiaia

0

REGIÃO DAS AGULHAS NEGRAS

Novamente a região das Agulhas Negras foi atingida por um temporal no final da tarde de quarta-feira, dia 9. Nos municípios de Resende, Porto Real e Itatiaia, as chuvas causaram transtornos. Em Resende ocorreram alagamentos de ruas, ocasionados por retenção de água da chuva e deslizamento de terra. Já em Porto Real, além de alagamento de ruas também houve o transbordamento do Rio Piá, no bairro Bulhões. No bairro Freitas Soares, a água invadiu os estabelecimentos comerciais. Quedas de barreira e deslizamento de terra foram registrados em Itatiaia. Em nenhum dos municípios tiveram desabrigados e desalojados

O temporal provocou deslizamentos de terra no Surubi-Redes Sociais

A Defesa Civil de Resende recebeu vários chamados por volta das 17h41min.  Os atendimentos foram de queda de árvores e deslizamentos de barreiras. Na Rua Roque Santis, no bairro Cabral, houve quedas de árvores ao lado de uma casa. Já na Avenida Ayrton Senna, no bairro Surubi; na Rua Regina, no bairro Jardim Brasília, Rua Santa Inês, no Paraíso e Rua São Gerônimo, no Castelo Branco; ocorreram deslizamento de terra. No bairro Morada do Castelo, o estacionamento auxiliar e parte do playgroud do Condomínio Independência, foram interditados pela Defesa Civil após um deslizamento de terra. Nestes bairros não houve vítimas, desalojados e desabrigados. O temporal ainda provocou alagamentos de ruas nos nas regiões da Grande Alegria e Acesso Oeste, Vila Julieta, Jardim Jalisco, Santa Cecília, Vila Hulda e Campos Elíseos. Já o túnel que dá acesso a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) ficou alagado. Um Fiat Uno, de cor verde, ficou submerso no túnel durante o temporal. Os ocupantes conseguiram sair e não houve nenhum ferido. Na Avenida João Ferreira Pinto, próximo a um shopping, no Centro da cidade, um carro caiu em um buraco. Uma idosa que dirigia o veículo não se feriu.

Um carro ficou submerso no túnel de acesso da Aman-Redes Sociais

De acordo com a diretoria da Defesa Civil, a chuva provocou alagamentos em alguns pontos do município com retenção de águas. “Em três horas de chuva sem interrupção atingiu o volume de 56,7milímetros. A previsão era 25milímetros de chuva para 24 horas em períodos ocasionais. Devido a esta quantidade de chuva, ocorreu alagamentos em vários pontos da cidade ocasionados pela retenção do grande volume de água, onde o sistema de drenagem não suportou a vazão”, informou o diretor Flávio Germano, acrescentando que a Defesa Civil atendeu todos os acionamentos. “Realizamos todos os chamados feitos para a Defesa Civil, realizando vistorias, onde concluiu não haver a necessidade de remanejamento de moradores dos locais atingidos. Até o fechamento deste boletim, não registramos ocorrências com desalojados ou desabrigados”, informou.

Um carro caiu em um buraco no Centro de Resende-Redes Sociais

ALAGAMENTOS EM PORTO REAL

A forte chuva atingiu Porto Real, ocasionando diversos pontos de alagamento e o transbordamento do Rio Piá, no bairro Bulhões.

Várias ruas dos bairros Freitas Soares e Fátima foram alagadas devido a retenção da água da chuva. A Avenida B, localizada no bairro Freitas Soares a água invadiu vários comércios, causando prejuízos.

Em Porto Real, a água invadiu comércios na Avenida B, no Freitas Soares-Redes Sociais

De acordo com a Defesa Civil do município, no Parque Mariana foi registrado o volume de chuva de 35 mm em apenas uma hora. “Os dados dos demais pluviômetros do município estão sendo coletados”, informou a coordenadoria da Defesa Civil, informando que neste momento, a recomendação a todos é evitar o trânsito em áreas alagadas. “Os funcionários da Defesa Civil Municipal, Secretaria de Obras e Assistência Social estão nas ruas atuando em cima dos pontos críticos e auxiliando os moradores”, destacou a coordenadoria.

FORÇA-TAREFA  EM ITATIAIA

Duas ocorrências foram registradas em Itatiaia, após o forte temporal que atingiu o município. A primeira foi a queda de uma barreira na Avenida Penedo, onde a via ficou temporariamente obstruída e a segunda foram dois deslizamentos na localidade do Jambeiro 2, em Penedo. Em ambas as ocorrências, a Defesa Civil, junto com a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos foram acionadas para prestarem atendimento.

Em Itatiaia foram registrados queda de barreiras e deslizamento de terra-Divulgação PMI

Logo que aconteceu a queda da barreira na Rua Penedo, a via foi sinalizada e imediatamente desobstruída e liberada. No bairro Jambeiro 2, homens e máquinas da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, seguem trabalhando no local para que possam realizar a desobstrução total da via, que ficou em meia pista devido ao deslizamento de terra. Em nenhuma das localidades não há registros de pessoas desabrigadas ou desalojadas em razão das chuvas.

Deixe um Comentário