Soraia Balieiro pede implantação em Resende do ‘Pronatec Mulheres Mil’

0

RESENDE

Pronatec Mulheres Mil pode ser implantado em Resende. A vereadora Soraia Balieiro (PSD), vice-presidente da câmara, teve uma indicação de sua autoria solicitando gestão do Poder Executivo junto ao governo federal para que esse programa seja desenvolvido na cidade. A iniciativa prevê inclusão social e capacitação educacional e profissional destinado às mulheres em situação de risco social e/ou vulnerabilidade econômica.

“O programa ‘Mulheres Mil’ foi criado em 2005 e após um período paralisado, foi retomado pela atual gestão do governo federal. Através do nosso Gabinete, já iniciamos conversas com o IFRJ Campus Avançado Resende, que tem interesse em desenvolver o projeto por aqui. Tenho certeza que com apoio da Prefeitura poderemos avançar ainda mais”, destaca a vereadora Soraia, completando que em 2015 o programa aconteceu na cidade em parceria com a prefeitura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Foram capacitadas 20 mulheres de baixa renda nos cursos de Cuidadora de Idosos e Cuidadora Infantil.

O Programa ‘Mulheres Mil’ abrange cursos e programas de qualificação profissional, educação profissional técnica de nível médio e educação de jovens e adultos, nos níveis fundamental e médio. Todas as estudantes matriculadas recebem auxílio para custeio de transporte e alimentação. O público-alvo do Programa são mulheres com 16 anos de idade ou mais que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e risco social, além das vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, e moradoras de locais com infraestrutura deficitária.

Soraia Balieiro destacou que o programa tem a finalidade de possibilitar o acesso à educação, promovendo a inclusão social e o acesso ao exercício da cidadania, além de defender a igualdade de gênero e combater a violência contra as mulheres. Além disso, o programa objetiva contribuir para a redução de desigualdades sociais e econômicas e desenvolver estratégias para garantir o acesso das mulheres ao mercado de trabalho.

MULHERES NO SINE

A vereadora Soraia também aprovou indicação solicitando que as mulheres em situação de violência doméstica tenham prioridade no acesso aos serviços ofertados pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), no âmbito municipal.

 

Deixe um Comentário