Smel e Secretaria Municipal de Cultura retomam tradicional Festival de Dança em Volta Redonda após seis anos

0

VOLTA REDONDA

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), estará retornando com o tradicional Festival de Dança do município após seis anos.

A 32ª edição acontece neste sábado e domingo, dias 8 e 9, das 16 às 22 horas, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, no bairro Vila Santa Cecília.

O retorno do festival está entre as atividades em comemoração aos 69 anos do aniversário da cidade a ser celebrado no próximo dia 17.

Segundo a secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela, neste ano, 1.200 dançarinos irão apresentar 118 coreografias divididas por fases.

A programação inicia neste sábado, às 16 horas, com os projetos sociais infantis e infantojuvenis. Já a partir das 18 horas será a vez dos adultos.

No domingo, a partir das 16 horas, sobem ao palco as academias e escolas municipais e privadas infantis, encerrando o festival.

Pluralidade de facetas

De acordo com Rose Vilela, trata-se de um evento que se caracteriza por sua pluralidade de facetas, sendo ao mesmo tempo uma manifestação esportiva, artística e cultural. Ressaltou também que é um evento extremamente democrático, destinado a todas as faixas etárias, ritmos, modalidades e estilos do ballet clássico, passando pelo jazz, até a dança contemporânea.

A secretária lembrou ainda que, neste ano, a Smel recebeu 46 inscrições de entidades especializadas em dança, academias, escolas da rede pública e privada e de projetos sociais. Informou que estão inscritos participantes de cinco municípios do Estado do Rio de Janeiro, Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Paracambi e Rio de Janeiro. A expectativa, de acordo com a secretária, é de que o festival atraia uma média de público de 1.500 pessoas por dia. “Destacamos a importância de realizar o Festival de Dança embaixo da biblioteca, no bairro Vila Santa Cecília, por ser um local de grande circulação de pessoas, o que permite cumprir um dos pilares conceituais do evento que é o acesso à dança de maneira gratuita e irrestrita”, finalizou a secretária.

Deixe um Comentário