Smac lança Projeto Cidadão VR com aula inaugural

0

VOLTA REDONDA

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) lançou nesta quinta-feira, dia (10), com uma aula inaugural no auditório do Palácio 17 de Julho, o projeto Cidadão VR. A iniciativa, que acontece em parceria com a Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), visa dar qualificação profissional e formação escolar a flanelinhas e pessoas em situação de rua e ainda promover a integração social, a tirar da situação de rua. O projeto tem duração de três meses e vai atender 60 pessoas.

Na segunda-feira, dia 14, terão início as oficinas profissionalizantes e as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que serão oferecidas no contraturno da qualificação técnica no Centro de Qualificação Profissional Aristides de Souza Moreira, que fica no bairro Aero Clube. Entre os cursos que serão oferecidos estão os de pintura predial, hidráulica, pedreiro de acabamento e pedreiro de alvenaria.

Enquanto estiverem no projeto, os participantes terão direito a uma bolsa no valor de meio salário-mínimo, transporte, três alimentações no local (café da manhã, almoço e lanche da tarde), além de uniforme e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, disse que o Cidadão VR é mais uma iniciativa do governo municipal para diminuir o número de pessoas em situação de rua na cidade. “Através deste belíssimo projeto, vamos facilitar o acesso à escolarização, qualificação profissional e colocação no mercado de trabalho, para os usuários atendidos no Abrigo Seu Nadim e no Centro Pop. Eu só tenho que agradecer ao prefeito Neto, por abraçar todos os nossos projetos. Agradeço também aos nossos parceiros que estão aqui. Estamos felizes e emocionados por poder contribuir com mais uma política pública em prol da população que está em situação de rua”, afirmou o secretário.

Márcio Frazão, que representou a Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR), elogiou a iniciativa da prefeitura em promover a capacitação. “O comércio, a indústria é onde estão as oportunidades de trabalho. Queremos agradecer em nome da cidade e de toda a sociedade o trabalho assertivo, dessa envergadura, que vai trazer oportunidades para os cidadãos. Reforçamos as palavras da secretária Tetê de vocês acreditarem e investirem o esforço para um futuro, abrindo oportunidades. Podem contar conosco em tudo que pudermos apoiar dentro dessas iniciativas”, garantiu Frazão.

Deixe um Comentário