Simpósio de Metrologia reúne especialistas da tecnologia de medição, em Resende

0

RESENDE

Com o tema “O Futuro da Metrologia” o Simpósio SAE Brasil de Metrologia 2018 acontece nesta quinta-feira, 29, no Auditório Volkswagen Caminhões e Ônibus, situado na Rua Volkswagen, nº 100, Polo Industrial de Resende. Sob a direção do engenheiro Juliano Martins Moraes, supervisor da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o encontro reunirá especialistas de indústrias, universidades, centros de pesquisa e agências governamentais em programação com palestras, apresentações de cases, mesa-redonda e oficinas técnicas.

Na pauta do encontro estão as principais tendências em tecnologias de medição e controle da qualidade aplicadas à indústria da mobilidade, assim como as demandas de capacitação da indústria 4.0 para os metrologistas. Além disso, haverá uma exposição de equipamentos de alta tecnologia e duas visitas ao laboratório de metrologia da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Os simpósios da SAE Brasil são ferramentas eficazes para o acompanhamento de mudanças e tendências tecnológicas na profundidade e na velocidade dos mercados”, afirma o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE Brasil.

Novos sistemas com uso de robótica avançada, internet das coisas e transporte inteligente, inclusive com veículo autopilotado, já estão em vias de desenvolvimento e implantação nas linhas de montagens das fábricas “Essas e outras inovações tecnológicas irão impor um grande desafio aos metrologistas, que passarão a ter uma função muito mais analítica que simplesmente operacional”, aponta Moraes.

PROGRAMAÇÃO

8h30min – Abertura com Célio Montanha, diretor da Qualidade Assegurada da Volkswagen Caminhões e Ônibus, e Juliano Martins Moraes, supervisor da Volkswagen Caminhões e Ônibus e chairperson do Simpósio SAE BRASIL de Metrologia 2018.

8h50min – Palestra “Principais Mudanças na Norma ABNT NBR 17025:2017”, com Celso Scaranello, presidente da Rede de Metrologia do Estado de São Paulo (REMESP), e Eduardo Ferreira Garcia, consultor da REMESP.

9h40min – Palestra “Metrologia 4.0”, com Newton Bastos, diretor da Rede de Metrologia do Estado de São Paulo (REMESP).

10h45min – Palestra “Case: Laboratório de Realidade Virtual – Fábrica Digital Volkswagen”, com Matheus Vitor, analista de Projeto – Fábrica Digital da Volkswagen do Brasil.

11h30min – Palestra “Utilização de Medição Óptica para Análise de Falhas em Veículos”, com Ricardo Pereira Muniz, responsável pela Sala de Medidas da Volkswagen do Brasil.

12h50min – Exposição de Equipamentos e Oficinas Técnicas

13h15min – Visita ao Laboratório de Metrologia (Grupo 1, limitado a 20 vagas)

13h45min – Visita ao Laboratório de Metrologia (Grupo 2, limitado a 20 vagas)

14h45min – Mesa-redonda “Capacitação Profissional para Indústria 4.0”, com Bianca Rossini, professora e coordenadora do Curso de Metrologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Volta Redonda; André Roberto de Sousa, professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Florianópolis; e Alexandre Viera, professor da Escola e Faculdade de Tecnologia Senai Suíço-Brasileira “Paulo Ernesto Tolle”. Moderação de Rodrigo Lemos Pereira, supervisor da Qualidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

16h05min – Palestra “Os Desafios da Metrologia por Coordenadas nos Processos de Controle das Especificações Dimensionais e Geométricas de Componentes Técnicos, no Novo Paradigma da Indústria 4.0”, com André Roberto de Sousa, professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Florianópolis.

16h50min – Encerramento

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !