Sessão solene homenageia pessoas em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

0

VOLTA REDONDA

O mês de novembro não terminou no Legislativo de Volta Redonda sem uma comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, lembrado no dia 20. Uma sessão solene foi realizada na noite de quarta-feira. O Conselho Municipal da Igualdade Racial  homenageou com troféus pessoas que se destacaram na sociedade e entregou a Medalha Zumbi dos Palmares, ao bispo da Diocese Volta Redonda-Barra do Piraí, Dom Francisco Biasin.

Além do bispo, compuseram a mesa de autoridades, os vereadores Rosana Bergone, Rodrigo Furtado, Jari Simão e Fernando Martins, a coordenadora do Conselho da Igualdade Racial, Adelaide Afonso, o coordenador do Memorial Zumbi, Sid Soares e a ex-deputada estadual, Inês Pandeló.

“Volta Redonda ainda tem muita gente a ser agraciada, e neste ano, estas pessoas homenageadas, lutam para combater a discriminação racial e todos os tipos de segregação”, explicou a coordenadora do conselho, Adelaide Afonso.

Dom Francisco Biasin, que foi convidado para falar pelos homenageados, disse, que por causa, da escravidão, a sociedade tem uma dívida com os negros. “Principalmente, em nossa região, que é a do Vale do Café, onde a escravidão foi muito forte. Não basta pedir perdão pelos erros do passado, é preciso reparar este erro. Comprometo-me, publicamente, em somar as minhas melhores energias e meu amor para ajudar os menos favorecidos e combater o racismo”, disse o bispo, que convidou a mãe de santo, Maria de Lourdes Barbosa, a Dona Zizinha, para subir à tribuna e fazer uma oração.

O troféu Lanceiros Negros foi entregue a Dona Zizinha pela vereadora Rosana Bergone. “Ela é guerreira e construiu uma história de religiosidade. Mesmo com dificuldades, ajudou a amparar muitas pessoas. A homenagem é merecida”, disse. Já o vereador Fernando Martins disse que as pessoas precisam se unir para combater intolerâncias e desigualdades.

HOMENAGEADOS

Os homenageados foram: Dalma de Lima Valentim (troféu Mariana Criola); Ana Carolina de Oliveira (Troféu Zumbi dos Palmares); Jaciron Silva Pereira (Troféu João Cândido); Idinete de Assis Machado (Troféu Manoel Congo); Maria de Lourdes Gonçalves Barbosa, a dona Zizinha (Troféu Lanceiros Negros) e Dom Francisco Biasin (Medalha Zumbi dos Palmares).

 

Deixe um Comentário