Seminário discute revisão do Plano Diretor  

0

VOLTA REDONDA

Será realizado neste sábado, às 8 horas, no auditório da Associação Comercial (Aciap), um seminário que discutirá a revisão do Plano Diretor para os próximos dez anos. A realização será da Comissão Especial para Revisão do plano, instalada na Câmara de Vereadores. Estão sendo esperadas entidades, instituições e representantes de diversos segmentos da sociedade organizada.

Segundo o assessor técnico da comissão, o arquiteto Ronaldo Alves, todas as entidades representativas da cidade estão sendo convidadas a participar dos trabalhos dirigidos a uma contribuição mais ampla possível visando à revisão do Plano Diretor Municipal Participativo de Desenvolvimento Urbano. “No seminário iremos discutir e revisar, com acuidade, as diferentes propostas e diretrizes do desenvolvimento de nossa cidade com foco nos próximos dez anos, definindo novos princípios e instrumentos legais mais adequados ao controle do crescimento urbano”, explica Ronaldo Alves, lembrando que alguns desses instrumentos são: adensamento em áreas estratégicas, corredores de circulação e transporte, sistema Integrado de Transporte Coletivo, Estudo de Impacto Ambiental, Impacto de Vizinhança, imposto progressivo no tempo e vários outros instrumentos que podem ser utilizados dentro do Plano Diretor.

O seminário cumpre o que determina o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001), que determina ampla discussão com a sociedade organizada sobre os temas que permeiam o Plano Diretor. Para o assessor técnico, a participação efetiva da sociedade refletirá num arcabouço mais legítimo de instrumentos legais que a Câmara terá de assumir, não só como apreciador das propostas do Poder Executivo, mas como ator coadjuvante do processo, valorizando o trabalho dos vereadores dessa legislatura que participarão dele.

O presidente da Comissão Especial é o vereador Rodrigo Furtado (PTC). Segundo ele, esse é o momento de promover discussões salutares para o crescimento e desenvolvimento de Volta Redonda para os próximos anos. “Será uma oportunidade de abordar novas ideias e novos caminhos para que a reforma do Plano Diretor traga resultados positivos, permitindo uma correta e justa utilização do espaço urbano da nossa cidade”, disse.

A Comissão Especial é integrada pelos vereadores Rodrigo Furtado (Presidente), Jari Simão (Membro), Fernando Martins (Relator) e Carlos Sant’Ana (Suplente), e foi criada a pedido do presidente do Legislativo, Washington Granato.

Deixe um Comentário