Semana Polo do Mar Conecta terá negociação virtual entre empresas

0

SUL FLUMINENSE

O Sebrae Rio realiza desta segunda-feira, dia 25, até a próxima sexta-feira, dia 29, o evento digital e gratuito “Semana Polo do Mar Conecta – Informações e Negócios”.  Em parceria com a Fecomércio RJ e o Senac RJ, os encontros visam integrar as cadeias produtivas dos polos competitivos da cadeia de valor da economia do mar no Estado do Rio de Janeiro e mitigar os efeitos da Covid-19 na economia, principalmente, por meio do fomento aos pequenos negócios.

A abertura acontece nesta segunda, às 14 horas, com Antônio Florêncio de Queiroz, presidente da Fecomércio e do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio; Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio; Sérgio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio; Júlio Cezar Rezende de Freitas, diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae Rio; Sergio Ribeiro, diretor regional do Senac Rio e Andre Portalis, diretor-presidente da Itaguaí Construções Navais. Em seguida, ocorrerá a palestra ‘Plataforma On-line para vendas’, entre 14h30min e 15 horas, abordando como o comércio pode migrar para vendas on-line, seus principais desafios e como superá-los.

A programação incluirá 19 palestras e talkshows e sete negociações virtuais que irão conectar pequenas e grandes empresas, disseminar informações, promover networking, além de gerar oportunidades de negócios.  Inscrições e a programação do evento pode ser acessada pelo link: https://bit.ly/3e92SoE​.

A estratégia destas negociações é utilizar o poder de compra das grandes companhias para apoiar as micro e pequenas empresas, contribuindo para a manutenção e desenvolvimento da economia local.  Todas as empresas estão localizadas na região do Polo Tecnológico do Mar da Baia de Sepetiba, do Polo Marítimo da Baia da Ilha Grande, do Polo do Mar da Baia de Guanabara e do Polo do Mar da Bacia de Campos/Porto do Açu.  A expectativa é que ocorram, no mínimo, 200 negociações.

SEMANA POLO DO MAR CONECTA

No evento digital será lançada a cartilha “Como vender para grandes empresas” e um catálogo das contendo os produtos e serviços oferecidos pelas empresas participantes. O objetivo é que a possibilidade de negociação continue mesmo após o evento. Também haverá palestra sobre as perspectivas de desenvolvimento da economia do mar com André Portalis, diretor Presidente da Itaguaí Construções Navais, companhia responsável pela construção de submarinos na região de Itaguaí.

O Senac RJ participa do Polo do Mar Conecta em duas palestras. A primeira, no dia 26, abordará o trabalho do Banco de Oportunidades do Senac RJ, que conecta aluno e empresas no mundo do trabalho. No dia 27, apresentará o trabalho realizado no desenvolvimento de Projetos personalizados de educação corporativa e responsabilidade social para as empresas do setor de Comércio, Serviços e Turismo no Estado do Rio. Já no dia 28, o Sesc RJ apresentará a importância da cultura no desenvolvimento de uma comunidade, fortalecendo as perspectivas econômicas, educativas e sociais.

O evento conta ainda com a parceria das empresas Vale, Nuclep, Itaguaí Construções Navais (ICN), Engenharia & Construção (OEC), Emgepron, Eletronuclear, Condor Tecnologias Não Letais, Cluster Tecnológico Naval do RJ, Porto do Açu Logística, Cluster Automotivo Sul Fluminense e GE Aviation.

O Cluster Automotivo Sul Fluminense participará do evento no dia 29, com a temática sobre Logística. Seus representantes estarão reunidos no talkshow ‘Perspectivas de Negócios para o Setor Logístico’, das 14 às 16 horas. Além do Cluster Automotivo Sul Fluminense participarão desta atividade os representantes das empresas Porto do Açu Operações e GE Aviation, trazendo as  perspectivas de negócios para o Setor Logístico.

ECONOMIA FLUMINENSE

A economia do Rio tem grande dependência dos recursos marítimos, seja em relação ao setor de exploração de petróleo e gás em águas profundas e ultra profundas como nos setores portuário e logístico, pesca/agricultura, construção naval, náutica e embarcações de defesa, turismo litorâneo e comércio, indústrias e serviços vinculados às cadeias produtivas do mar, representando 23% de participação na economia do mar brasileira.

O Rio de Janeiro é um dos estados brasileiros que tem maior vocação marítima e todo a sua história está vinculada ao mar. São 25 municípios litorâneos que somam uma população de 11.447.993 habitantes, com 3.215.308 trabalhadores morando na região litorânea do estado.

Deixe um Comentário