Semana Nacional do Trânsito acontece na Região Sul Fluminense 

0

SUL FLUMINENSE

Como parte das ações da Semana Nacional de Trânsito (SNT), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Médio Paraíba I (Cerest) promoveram, nesta quarta-feira (22), a 6 ª edição do evento “Comando de Saúde” na região Sul Fluminense. A ação aconteceu na Rodovia Lúcio Meira (BR-393), na altura do bairro Califórnia, em Barra do Piraí.

Na atividade, os caminhoneiros tiveram atendimentos gratuitos nas áreas de saúde (médica, odontológica e enfermagem) e orientações para a segurança no trânsito. Os serviços oferecidos foram aferição de pressão, teste de glicemia, equilíbrio, avaliação odontológica, exame de acuidade visual e auditiva e vacinação (Antitetânica, hepatite B, Dupla Viral e Influenza).

A conscientização contou com o apoio do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) de Barra Mansa; a prefeitura Municipal de Barra do Piraí e do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito foi apresentada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997. Este ano o tema escolhido foi “No trânsito, sua responsabilidade salva-vidas. No período, são realizadas ações pelo país com o objetivo de conscientizar os motoristas.

De acordo com o Chefe do Setor de Acidentes e Perícia da PRF, Policial José Alberto Almeida, por meio do projeto os condutores são instruídos nas áreas de saúde e educação. “Realizando o trabalho podemos evitar que os acidentes aconteçam, pois muitas das ocorrências são antecedidos por um mal súbito do motorista”, explicou o Policial da PRF.

Nesta edição, em parceria com o Ministério da Saúde, o SEST/SENAT disponibilizou para os caminhoneiros o “Cartão do Caminhoneiro” que carrega todo o histórico de saúde e atendimentos do motorista no SUS (Sistema Único de Saúde). Dessa maneira, o profissional poderá apresentar o documento em qualquer parte do território nacional.

O coordenador de Promoção Social do Sest/Senat Renan Bosoroy, explica a relevância do trabalho para os caminhoneiros. “Esta parceria com a PRF, o UniFOA e a prefeitura de Barra do Piraí serve para orientar o motorista profissional com relação à sua saúde e prevenção a acidentes. Como estamos na Semana Nacional do Trânsito aproveitamos a integração das instituições para reforçar os cuidados com a saúde, o trânsito e ao dirigir”, disse Renan.

No 4º ano do curso de Enfermagem, Tainá Lopes ressalta a importância de participar do evento. Segundo a estudante, essa é uma oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Trata-se de uma experiência única, sendo a primeira vez que estamos participando. A atividade contribuiu com o nosso aprendizado enquanto futuros profissionais”, destacou Tainá Lopes.