Semana Global do Empreendedorismo começa dia 16

0

SUL FLUMINENSE

Entre os dias 16 e 22 será realizada a Semana Global de Empreendedorismo organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em âmbito nacional, com adesão de parceiros como a Rede Mulher Empreendedora. Em sua 13ª edição o evento terá como tema a ‘Retomada da Economia e o Papel do Empreendedorismo’. Toda a programação será pelo site www.empreendedorismo.org.br onde é possível participar das atividades e também divulgar eventos ou iniciativas de fomento ao empreendedorismo.

Mais de 2,5 milhões de pessoas já foram mobilizadas no país em cerca de 20 mil atividades. Com uma programação ampla, o evento tem o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando os brasileiros a empreender. “É fundamental para que todos os empreendedores adquiram novos conhecimentos e métodos para ampliar suas atividades. Todo ano eu acompanho e agora, de forma on-line, participarei novamente”, comenta a artesã Iolanda Dias, de Resende.

A ação contribuirá para o desenvolvimento das atividades dos empreendedores – Fábio Guimas

Diante da crise causada pela pandemia que impactou os pequenos negócios, a Semana Global de Empreendedorismo 2020 traz a discussão de temas relacionados ao momento de retomada das atividades, como os desafios da gestão financeira e recuperação de dívidas; oportunidades de negócios nos segmentos mais afetados pela pandemia; diferenciais competitivos e novos modelos de negócios; transformação digital dos pequenos negócios, dentre outros.

ABERTURA

A abertura será dia 16, às 10 horas, com a participação do presidente da Global Entrepreneurship Network (GEN), Jonathan Ortmans, que vai tratar da temática “Pandemia e recuperação da economia”. No mesmo dia também estão previstos painéis para discutir as políticas públicas, marcos regulatórios e ambiente de negócios no pós-crise; a nova economia e oportunidades; lições internacionais de empreendedorismo com foco no cliente e a transformação digital e o poder das redes. “Mesmo em um cenário de incertezas, o número de novos Microempreendedores Individuais (MEI) formalizados em 2020 superou em quase 43 mil registros em relação ao resultado do mesmo período, referente aos cinco primeiros meses da pandemia. E aproximadamente 100 mil novos negócios foram registrados como microempresas e empresas de pequeno porte”, declarou o presidente do Sebrae, Carlos Melles enfatizando que 83% das micro e pequenas empresas do país estão em atividade na pandemia.

DIA MUNDIAL DO EMPREENDEDORISMO FEMININO

A programação da SGE também será marcada pelas comemorações do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, no dia 19. O Sebrae preparou um dia inteiro com palestras e rodadas de conversas virtuais para discutir os principais desafios da mulher empreendedora, a partir da vivência de projetos como o Sebrae DELAS, iniciativa piloto, realizada nos últimos dois anos em 12 estados do Brasil para apoiar ao empreendedorismo feminino.

As atividades previstas vão tratar de liderança, inovação, participação em redes, equilíbrio entre o aspecto pessoal e profissional, crenças limitantes, maternidade, entre outros.  A coordenadora nacional de Empreendedorismo Feminino do Sebrae, Renata Malheiros, destaca a importância do momento para um debate amplo na sociedade, envolvendo também os homens, sobre o papel da mulher no mundo dos negócios. “A pandemia colocou um holofote sobre as questões que envolvem o universo feminino que já conhecemos. Pesquisas apontam que as mulheres empreendedoras se dedicam 17% menos aos negócios do que os homens e por outro lado, passam o dobro de tempo envolvida com atividades domésticas. Esses são dados que demonstram a necessidade da reflexão do papel da mulher no mundo empresarial”, explicou.

Deixe um Comentário