Semana deve ser marcada por chuvas acompanhadas de rajadas de vento

0

SUL FLUMINENSE

O Monitoramento Climático Fluminense (MCF) destacou que os próximos dias em todo estado serão de muitas chuvas, terminando a semana com sensação de frio. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforçou o alerta para chuvas fortes e volumosas em todo o estado do Rio de Janeiro até sábado, dia 21. Nesta quarta-feira, dia 18, segundo MCF, uma nova frente fria avança de forma oceânica na altura da costa Fluminense.

“Apesar de afastada ela terá reforço de cavados atmosféricos que vão avançar sobre o estado do Rio, esses sistemas em conjunto vão organizar um novo corredor de umidade entre o Norte e o Sudeste do Brasil, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) irá se configurar”, alertou o Monitoramento Climático.

Segundo o Inmet não estão descartadas tempestades localizadas com chuva forte, rajadas de vento e possível queda de granizo em umas áreas. MCF acrescentou que o calor de mais de 30ºC de segunda-feira, dia 16 e terça-feira, dia 17, e a alta umidade do ar vão contribuir para a formação de nuvens carregadas por todo estado, principalmente no interior. “Em ambos os dias os temporais serão isolados, porém muito fortes onde cair”, ratificou.

Ainda de acordo com o Monitoramento Climático Fluminense na sexta-feira a frente fria se afasta do estado do Rio, levando junto com ela a ZCAS. “Com isso as chances de chuva forte diminuem sobre todo o estado, mas o tempo ainda segue instável, graças à presença de uma massa de ar polar em alto-mar, que vai empurrar em nossa direção ar frio e úmido. Por isso tanto a sexta-feira quanto o sábado serão dias nublados em todo o estado, com possibilidade de chuva fraca a qualquer hora e temperaturas baixas para os padrões de novembro, com máximas variando entre 19°C e 22°C no estado”, concluiu.

Deixe um Comentário