Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência segue até domingo em Resende

0

RESENDE

As atividades da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência seguem até o próximo domingo, dia 28, no município. Promovida pela prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a programação consta de palestras, lives e caminhada para valorizar e oportunizar uma vida independente de todos. Na abertura oficial realiza na sexta-feira, no Plenário da Câmara Municipal, no Centro Histórico da cidade, foi feita a entrega de certificados do “Cidadão Promotor dos Direitos das Pessoas com Deficiência” e apresentação cultural.

A Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência tornou-se Lei Municipal em Resende no dia 4 de novembro de 2013 para valorizar e oportunizar uma vida independente àqueles que desejam melhor qualidade de vida. “ Atividades como a Lei nº 3.049, em vigor há quase dez anos em Resende, são extremamente importantes para que possamos dar ainda mais força àquelas pessoas que enfrentam condições difíceis diariamente”,  disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Na noite desta segunda-feira, dia 22, serão realizadas duas palestras, no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) para alunos do curso de direito. A primeira acontece às 19 horas, com o tema “Desafios das Pessoas com Deficiência na garantia dos seus direitos básicos” com Julie Sylvie Raymond de Nale, bacharel em direito, pós-graduada em direito civil e processual civil. Já às 19h40min o tema será “Atuação do Ministério Público para a garantia do direito à acessibilidade” com o promotor de Justiça da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Volta Redonda, Leonardo Yukio. Já às 20h20min está programado um debate.

Entrega de certificados do “Cidadão Promotor dos Direitos das Pessoas com Deficiência”-Redes Sociais

Na terça-feira, dia 23, às 19 horas, também no auditório da AEDB, a palestra será para alunos de Gestão de Recursos Humanos. O tema “Expectativa x Realidade: construindo um novo olhar” com Herison Ferreira, pós-graduando em Educação Especial e Educação Inclusiva. Nos dias 22 e 23 os profissionais realizarão atividades inclusivas nas escolas da rede municipal de ensino.

Já na quarta-feira, dia 24, a partir das 19 horas, os alunos do curso de Educação Física vão assistir a palestra “A importância da prática esportiva e recreativa no processo de inclusão” com o professor André Luís de Mendonça, pós-graduado em atendimento educacional especializado. Uma live com o tema “Baixa visão” será realizada por João Ricardo, às 9h30min, no Facebook da Secretaria Municipal de Educação. Ainda no mesmo dia, às 14 horas, Geraldo Nogueira realizará uma palestra na OAB sobre “Superar barreiras para garantir inclusão”.

Na quinta-feira, dia 25, no período das 8 às 13 horas, acontece o evento

“Elas que Transformam”, no salão da Casa da Amizade, no Centro da Cidade. O tema “Núcleo do amor inclusivo” será ministrado por Leonardo Galvão e Shirley Zopelaro no salão da Igreja Cristo Ressuscitado, na Vila Julieta, às 14h30min. Às 19 horas, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da AEDB participam da palestra com o tema “Acessibilidade e criação artística na publicidade: uma abordagem para alcançar mais públicos nas redes digitais e outros murais” com Paula Souza, especialista em acessibilidade cultural e audiodescrição.

Na sexta-feira, dia 26, às 19 horas, na AEDB, os alunos de Licenciatura em Pedagogia vão participar da palestra “Educação inclusiva de educandos com autismo” com Eliane Policiano, pós graduada em psicopedagogia e em neuropsicopedagogia. Já às 19h40min acontece a palestra “Educação inclusiva de educandos com deficiência” com Rosane de Morais Nunes, graduada em pedagogia e pós-graduada em educação especial

Fechando as celebrações, acontecerá uma caminhada de valorização da Pessoa com Deficiência no domingo, dia 28, proporcionado uma manhã recreativa no Parque das Águas.

Deixe um Comentário