Semana da Luta Antimanicomial realiza fórum e caminhada de conscientização em Resende

0

RESENDE

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta sexta-feira, dia 18, com apoio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPSi), a caminhada alusiva à Semana da Luta Antimanicomial em Resende. A concentração será às 9 horas, diante do CAPSi, situado na Rua Pandiá Calógeras, nº 205, no bairro Jardim Jalisco. O percurso da caminhada será pela Avenida Beira Rio (Jd. Jalisco), Avenida Saturnino Braga (Shopping), Rua Pintor Nunes de Paula (Campo do Resende), Avenida Gustavo Jardim (Rodoviária), Ponte Tácito Viana Rodrigues (supermercado), Calçadão da Avenida Albino de Almeida e a Rua Alfredo Whately (Campos Elíseos).

A proposta do CAPSi é chamar a atenção da sociedade para a importância da Reforma Psiquiátrica, que prevê o tratamento dos pacientes sem a necessidade de internação em clínicas ou manicômios. A reforma pretende construir um novo estatuto social para o indivíduo em sofrimento psíquico, modificar o sistema de tratamento clínico da doença mental eliminando gradualmente a internação como forma de exclusão social. Este modelo seria substituído por uma rede de serviços incluindo centro de atenção psicossocial e centros de convivência e cultura assistidos, por exemplo.

Com o tema ‘O desmonte da nova política de saúde mental, álcool e outras drogas’, com o psicólogo Eduardo Mourão ocorreu na AEDB

Segundo a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad), Alana Machado, Resende foi a primeira cidade da região a zerar as internações na Clínica Psiquiátrica Vale do Paraíba, localizada em Quatis. Atualmente, há mais de 3.400 pessoas cadastradas na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em Resende, das quais 1.200 são usuários ativos.

A Semana da Luta Antimanicomial teve programação iniciada no dia 14, com a conscientização nas instituições de ensino Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Colégio Estadual Antonina Ramos Freire (Alegria) e a Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade). Houve ainda a ação de conscientização nas salas de espera das unidades de saúde Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas (Nova Resende – região da Cidade Alegria); Nova Santa Casa de Misericórdia (Lavapés) e Hospital de Emergência Henrique Sérgio Grégori (Jardim Jalisco).

Houve ainda, nesta quinta-feira, o Fórum da Rede de Atenção Psicossocial do Médio Paraíba, no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) com o tema ‘O desmonte da nova política de saúde mental, álcool e outras drogas’, com o psicólogo especialista em Saúde Mental, Eduardo Mourão e a presença do prefeito Diogo Balieiro (Democratas).

A última atividade alusiva à Semana da Luta Antimanicomial será realizado no dia 22, às 10 horas, com ação de conscientização para os industriários da montadora MAN Latin America.

 

Deixe um Comentário