Semana com movimento intenso no comércio com as trocas de presente de Natal

0

BARRA MANSA

O tamanho não serviu, a cor não agradou, a pessoa já tinha o item, enfim, aquele presente recebido não agradou. Com isso, a segunda-feira, dia 26, se tornou, informalmente, o dia mundial das trocas e as lojas ficam cheias de clientes, desta vez, para trocar o presente de Natal.

De acordo com o presidente da CDL Barra Mansa, José Paulo Nogueira, muitas pessoas vão viajar para celebrar a virada do ano o que garante mais uns dias de movimento intenso no comércio. “Devido ao Natal ter sido no fim de semana, acreditamos que teremos ao longo da semana movimento melhor de troca de presentes e certamente de novos consumos para o Ano Novo. Muitas empresas não emendaram, então ainda aguardamos um fluxo melhor de pessoas na cidade e o comércio espera essas vendas para essa semana”, cita Nogueira.

O lojista Edson Souza destaca que segunda e terça são bem tradicionais quando o assunto é troca de presentes. “Nós temos a política de trocar em até sete dias com a etiqueta. Muitas das vezes fazemos até uma nova venda para este cliente, compensa bastante adotar a troca”, citou.

Troca-troca de presentes

O Código de Defesa do Consumidor não obriga a loja ou o fornecedor a fazer uma troca por motivo de gosto ou tamanho, a medida só passa a ser obrigatória se no momento da venda tenha se comprometeu a fazê-la. O recomendado então é, antes de fazer a compra do presente, que o consumidor se informe sobre a possibilidade e as condições para trocar o produto, por exemplo, manter etiqueta, apresentar o cupom fiscal ou cupom de troca.

Prazo de arrependimento 

Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, como é o caso das compras pela internet, o consumidor pode desistir da compra. É o direito de arrependimento, que pode ser exercido em até sete dias da data da aquisição ou recebimento do produto.

Segundo o Procon, é importante que o consumidor formalize a desistência por escrito e se já tiver recebido o produto, deverá devolvê-lo tendo direito a receber de volta o valor pago.

 

 

 

Deixe um Comentário