Segue até amanhã a I Feira de Educação e Carreira

0

VOLTA REDONDA

Termina amanhã a 1ª Feira de Educação e Carreira que está acontecendo desde quinta-feira, 19, na Ilha São João. Trata-se da maior feira de profissões e carreira da Região Sul Fluminense, que conta com o apoio do governo municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET). Com entrada gratuita, o evento conta com palestras, oficinas e workshops, além de apresentações musicais e culturais. Estão expondo no local cerca de 40 empresas e instituições de ensino. Tem praça de alimentação também no local.

Hoje, a feira acontece das 10 horas às 21 horas, e amanhã, entre 10 e 18 horas. Presente no evento, o secretário Municipal de Desenvolvimento  Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, informou que a feira está atraindo pessoas de toda a região e idades. Destacou ainda que, o evento foi pensado para Volta Redonda, mas é regional e que só é visto em capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo. Lembrou que, além dos estudantes, a feira está aberta também aos profissionais interessados em  se destacar no mercado de trabalho.

A expectativa do secretário e dos outros organizadores é que, nesses quatro dias, a Feira de Educação e Carreira reúna até 30 mil estudantes e profissionais na Ilha São João. O grande objetivo, seguindo Joselito, é estimular a empregabilidade, desenvolvimento de carreira, o pensamento crítico e criativo, principalmente dos jovens estudantes.

A secretária Municipal de Educação, Rita de Cássia Andrade, contou que a ideia é mostrar também aos estudantes quais são as oportunidades do mercado de trabalho e a vocação dos jovens, aliando as tendências das profissões do futuro. Atualmente, segundo a secretária, ainda há uma cultura dos estudantes de seguirem a mesma profissão dos pais. Lembrou que, aos jovens, a feira terá como principal objetivo mostrar que existe uma gama de profissão a ser seguida e cessar a cultura de apenas continuar com a profissão dos pais.

A Secretaria de Educação de Volta Redonda está com um estande na feira mostrando os trabalhos realizados, incentivará os alunos a participarem das palestras e oficinas. Do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio Volta Redonda tem mais de 10,5 mil estudantes matriculados, divididos em 18 unidades escolares municipais. Um deles, Carlos Eduardo, 17 anos, esteve presente nos dois dias de feira e garante que gostou do que viu. Lembrou que, pelos trabalhos expostos dos alunos dá para saber se a profissão é boa ou não. “Gostei muito, principalmente dos trabalhados dos alunos da ETPC. Muita coisa interessante e diferente. Dá até vontade de fazer”, contou o estudante. A mesa opinião teve a adolescente Jaqueline Duque Alves, 16 anos. Ela lembrou que, feiras como essa deveria acontecer com freqüência na cidade para incentivar os jovens. “Estou gostando muito. Vou vir amanhã também. Tenho amigas participando da feira”, disse Jaqueline.

Deixe um Comentário