Secretário de Saúde fala sobre aumento de mortes por Covid-19 em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, falou ao A VOZ DA CIDADE sobre o aumento constante nos números de casos de morte por Covid-19 no município. De acordo com ele, as confirmações que vêm do Estado do Rio de Janeiro, são divulgadas com atrasos e isso dá a falsa impressão de que as mortes estão ocorrendo constantemente. Ele explicou ainda, que a intenção é mudar a forma de divulgação dos números na cidade, apontando a data em que a morte ocorreu.

No dia 14 de julho, o município registrava 37 óbitos pela doença, tendo outros 12 casos sob suspeita. Duas semanas depois, no dia 29, o número saltou para 59 vítimas da Covid-19 e mais 16 suspeitas. Um dia depois, no dia 30, o número quase que dobrou, chegando a 68 vítimas, tendo outras 15 mortes suspeitas. Até essa quinta-feira, dia 6, Barra Mansa registrava 72 mortes pelo coronavírus e 22 mortes suspeitas. Sérgio afirma que apesar dos números parecerem alarmantes, a situação não está crítica e informou que nos últimos dez dias, houve um aumento de apenas 2,21% de casos positivos de Covid.

“O estado acumula e manda tudo de uma vez e isso dá a impressão que morreram várias pessoas de um dia para o outro. Isso faz parecer que a situação do vírus está descontrolada no município e não é verdade”, alertou o secretário, observando que a ocupação de leitos, tanto de Enfermaria, quanto de UTI está sob controle. “Atualmente temos apenas cinco pacientes em respirador, isso dá um total de 16% de ocupação, sendo que o limite é 50%”, destacou, lembrando que na última semana o número de ocupação chegou a 48%, quase extrapolando o limite pela Justiça, contudo voltou a baixar.

Sérgio afirmou que para evitar que haja a falsa impressão de gravidade, há um planejamento para que as atualizações das mortes sejam atualizadas com as devidas datas do falecimento. “Muitos que foram contabilizados agora, morreram em junho e tem números de maio que foram atualizados agora”, explicou.

ATIVIDADES ECONÔMICAS

O Secretário de Saúde lembrou ainda que o decreto, publicado no último dia 4, que limita o funcionamento das atividades econômicas no município até às 20 horas, é fundamental.  “Isso vai ajudar a tirar a bagunça das ruas. Tem muita gente entupindo os bares e as lojas. Por causa do Dia dos Pais, as pessoas querem passear e ficar escolhendo, ao invés de já irem decididas e apenas comprarem. Já nos bares, você vê pessoas bebendo um pouco a mais e perdendo a linha, começando a desrespeitar as orientações sanitárias”, lamentou.

“Eu enxergo a situação do município como ótima, uma vez que só chegamos a 48% uma vez e voltamos a cair, estando com os números sob controle agora. Somos uma retaguarda bem estruturada, por isso estamos passando por esse período de uma maneira turbulenta, mas que conseguimos equilibrar”, finalizou.

Deixe um Comentário