Casos suspeitos do Covid-19 são monitorados na região

0

SUL FLUMINENSE

SUL FLUMINENSE
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) informou nesta segunda-feira, dia 2, que 42 casos suspeitos de infecção pelo Novo Coronavírus (Covid-19) estão sendo monitorados no estado. Os locais de residências dos pacientes foram identificados da seguinte maneira: Rio de Janeiro, 12 casos; Niterói, sete; Petrópolis, quatro; Resende, dois casos, sendo um deles, já descartado; Barra Mansa e Macaé, dois casos em cada cidade; São João de Meriti, Belford Roxo, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes, Maricá, Volta Redonda e Teresópolis, notificaram cada uma um caso suspeito.
No caso de Volta Redonda, a suspeita foi descartada pela própria prefeitura na última semana em que uma senhora de 70 anos deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Santo Agostinho, com sintomas respiratórios leves de início há 29 dias e com histórico de viagem para Europa, mas a paciente não se enquadrava colo caso suspeito uma vez que o aparecimento dos sintomas foi superior aos 14 dias estabelecidos na definição de caso. O exame foi feito segundo protocolo e ela então se encaixa como caso suspeito. Em nota, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda, através da Divisão da Vigilância Epidemiológica, informa que a paciente está sendo monitorada pela equipe da vigilância epidemiológica, em isolamento domiciliar, aguardando resultado de exame.
Já Barra Mansa, a Secretaria de Saúde confirmou que dois moradores procuraram atendimento na Santa Casa de Barra Mansa, com gripe, relatando passagem por países com casos confirmados de Covid19. Procedimento padrão para exame foi adotado.
OUTROS CASOS
No mês de fevereiro, ocorreram algumas notificações de casos suspeitos na região. Em Resende, uma jovem deu entrada em um hospital particular no último dia 27. Em Paraty, um casal francês, que chegou a ficar internado, apresentou os sintomas na mesma semana. Após analise dos materiais coletados dos pacientes, o Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) descartou a contaminação. Já em Itatiaia, na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, ocorreu uma notificação que ainda aguarda a divulgação de laudo do Lacen-RJ, mas esse caso não aparece como suspeito pelo Estado. O prazo estipulado pelo laboratório para divulgação dos laudos é de até 72 horas. O resultado está previsto para sair nesta terça-feira.

AMPLIAÇÃO DO DIAGNÓSTICO

O Ministério da Saúde vai ampliar a capacidade laboratorial para diagnóstico do coronavírus em todo o território nacional. Nas próximas semanas, serão distribuídos 30 mil kits para teste diagnóstico (protocolo de Berlim) específico para o COVID-19. Depois, gradativamente, serão ampliados para todos os 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) do país. O anúncio foi feito ontem (2) pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante coletiva de imprensa, em Brasília (DF), para atualizar a situação do coronavírus no Brasil.

De acordo com o ministro, inicialmente, serão distribuídos 10 mil kits de diagnóstico aos Lacens dos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, contemplando todas as regiões do país. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, por meio do laboratório de Biomanguinhos, iniciará a produção e distribuição dos testes ainda na quarta-feira, dia 4.

Deixe um Comentário