Saúde Bucal: Porto Real é 1º lugar no estado na categoria até 50 mil habitantes

1

Porto Real conquistou o Prêmio Nacional de Saúde Bucal 2018, que definiu os municípios vencedores após análise da Comissão de Políticas Públicas de Saúde do Conselho Federal de Odontologia (CFO). A cidade alcançou o primeiro lugar no estado e o terceiro em todo o território nacional na categoria até 50 mil habitantes. Essa é a segunda vez que o município é escolhido na categoria. Em 2013 o Brasil Sorridente concedeu o prêmio de melhor Saúde Bucal a Porto Real, na época foi contemplado com um consultório odontológico completo, que hoje se encontra no Ambulatório de Saúde Mental.

O prefeito Ailton Marques atribuiu a conquista aos constantes investimentos realizados no setor de Odontologia. “Esse é o resultado dos esforços de uma equipe comprometida com o trabalho e da preocupação no investimento constante em capacitação e atualização de nossa estrutura, tanto profissional quanto material”, afirmou, e ainda parabenizou a todos que contribuíram para esse reconhecimento para o município.

Segundo o coordenador de Saúde Bucal, Pedro Roberto Tavernari, o atendimento abrange o Centro de Especialidades Odontológicas, as Unidades de Saúde da Família, Policlínica do Fátima e o Hospital Municipal. “Dentro de nossas práticas de trabalho, procuramos uma gestão que valorize o atendimento, reconhecendo a saúde bucal, através de ações de promoção e prevenção”, ressaltou.

O secretário de Saúde Luiz Fernando Curty Jardim, enumerou as especialidades atendidas pelo setor de Odontologia de Porto Real. “Atendemos atualmente as seguintes especialidades: odontopediatria, pacientes especiais, endodontia, buco-maxilo-facial; próteses; periodontia; estomatologia; distúrbio de ATM (articulação temporomandibular) e cirurgias sob anestesia geral no Hospital Municipal”, disse, e ainda ressaltou que o município, através das Diretrizes do Sistema Único de Saúde, atende toda a população e hoje tem uma abrangência de 100%.

O prêmio

O prêmio, que foi instituído em 2005 pelo CFO, é concedido às cidades brasileiras que se destacam no atendimento odontológico, obedecendo alguns critérios. Entre os 10 critérios para participar do prêmio estão: municípios que mantenham o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família; que possuam Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar, entre outros.

Os vencedores receberão em reconhecimento ao trabalho desenvolvido e resultados objetivos, um consultório odontológico completo. Os demais classificados receberão troféus e certificados.

Deixe um Comentário