Sassaricando – Oscar Nora – 29 de maio de 2021

0

Começou ontem a temporada 2021 do Campeonato Brasileiro. Na série B, à noite em Goiânia, o Botafogo enfrentou o Vila Nova. Hoje, pela manhã em São Januário, o Vasco recebe o Operário do Paraná. Também hoje, às 21 horas no Morumbi, o Fluminense duela com o São Paulo, campeão paulista. Amanhã, 16 horas no Maracanã, o Flamengo campeão carioca terá o Palmeiras como adversário.
+
O Campeonato Brasileiro de Futebol não é o mais difícil do mundo; mais difícil é o da Espanha. A conclusão é da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol que leva em consideração os resultados dos cinco melhores clubes de cada país em competições nacionais e internacionais. Nesse critério, depois do espanhol, o segundo campeonato mais forte é o da Inglaterra e depois o do Brasil.
+
O Campeonato Brasileiro de futebol nem de longe é aquele onde jogam as maiores estrelas do país e, consequentemente integrantes da seleção nacional. O líder nessa avaliação são os germânicos onde 62 jogadores que estiveram em sua seleção também jogavam no campeonato nacional alemão.
+
O Campeonato Brasileiro de futebol também não é o mais valioso nem o menor do mundo; o mais valioso é o da Inglaterra, estimado em 13 bilhões de reais. O menor é o da Groelândia. Lá, onde a temperatura média é de 5º Celsius e em setembro do ano passado bateu o recorde com – 69º, o Campeonato Nacional dura uma semana, depois que os dez integrantes do torneio são escolhidos numa fase classificatória de apenas três dias.
+
Em compensação, o Campeonato Brasileiro é o da liga mais vencedora do mundo. Dele participam os clubes que mais vezes conquistaram o título de campeões mundiais. São onze torneios ganhos por sete clubes. Este ano, em sua edição de número 62, e depois de ter sido batizado com 4 nomes diferentes – Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Taça de Prata – o Campeonato Brasileiro promete novas e interessantes estatísticas

Ranking de Pontos no Campeonato Brasileiro

+
Rankig de Títulos no Campeonato Brasileiro

+
A soma dos títulos ganhos pelos seus clubes faz do Estado de São Paulo o detentor do maior número de taças de campeão: São Paulo/32, Rio de Janeiro/17, Minas Gerais/5, Rio Grande do Sul/5 e Bahia/2 são os cinco maiores vencedores. Quando se avalia os maiores artilheiros, o Rio de Janeiro vence de goleada.
Ranking dos maiores artilheiros
+
No Campeonato Brasileiro de 2021 serão 380 jogos com 570 horas de futebol. Totalizando as viagens pelo Brasil serão cerca de 114 mil quilômetros, suficientes para dar quase 3 voltas em torno da Terra, seguindo a linha do Equador.
+
O Flamengo insiste para que sejam liberados 10 mil ingressos para torcedores quando ele jogar no Maracanã. Se conseguir, ainda assim será um público mínimo se for levado em conta que 269.497 foi a soma das plateias nas duas partidas Flamengo x Atlético, decidindo o Campeonato Brasileiro de 1980.
+
Os dez mil também seriam poucos para vibrar nas duas maiores goleadas da história do Campeonato Brasileiro: Corinthians 10 x 1 Tiradentes, em 1983, e Vasco da Gama 9 x 0 Tuna Luso no ano seguinte. E menos de dez por cento dos 120 mil que assistiram Fluminense x Vasco da Gama, primeira final entre clubes de uma mesma cidade.
+

Foto: Arquivo Rui Godinho

Ontem, João Victor Marcari Oliva montando Escorial Horsecampline fechou sua apresentação no Grand Prix do Concurso de Adestramento Internacional CDI3* de Compiègne, na França, com a média final de 70,130%. O Brasil tem direito a uma vaga no Hipismo Adestramento nos Jogos de Tóquio. Agora com três índices técnicos, João Victor Oliva montando Escorial Horsecampline é forte candidato a vaga. São três as modalidades hípicas olímpicas: Adestramento (Dressage), Concurso Completo de Equitação (CCE) e Salto.
+

+

+

error: Conteúdo protegido !