Sassaricando-Oscar Nora-21 de novembro de 2023

0


+

Foto: Iba Mendes

Urucubaca, infelicidade, peso, caiporismo, jetatura, macaca, ziquizira, são sinônimos e, claro, querem dizer a mesma coisa: Ausência de sorte; que se apresenta de maneira azarenta; má sorte. No futebol, urucubaca se refere a uma sequência de tropeços e zebra quando o desastre inesperado.
+
Anos atrás o diretor do Internacional, depois de um gol perdido por seu time no último minuto da partida, justificou o acontecido como urucubaca o décimo terceiro jogo seguido sem vitória da equipe gaúcha.
+
O Túlio Maravilha, que jogou no Volta Redonda em 2005 e na carreira de artilheiro estava perto dos mil gols, um dia lembrou seu momento de urucubaca. “– em 1990, quando jogava no Goiás, fiquei dois meses sem marcar. Aí vem a ansiedade e depois vem a cobrança. Tem de ter muita calma e tranquilidade para a urucubaca se mandar. Tem que ir à igreja ou tomar um banho de sal grosso, porque a gente sabe que tem muito olho gordo por aí.”
+
A Copa das Confederações também tem sua urucubaca. O campeão desse torneio nunca venceu a Copa do Mundo do ano seguinte. O Brasil ganhou a competição em 1997, 2005, 2009 e 2013. Nas Copas subsequentes, perdeu para a França a final em 1998 e nas quartas de final, em 2006; foi derrotado pela Holanda, também nas quartas, em 2010; e apanhou de 7 a 1 para a Alemanha na semifinal do Mundial de 2014.
+
Hoje à noite as seleções de futebol do Brasil e da Argentina se enfrentam no Maracanã, pela fase de classificação para a próxima Copa do Mundo. Será a partida 109 entre as duas seleções com a estatística de 43 vitórias do Brasil, 39 vitórias da Argentina, 26 empates, 165 gols brasileiros e 159 argentinos.
+
Mesmo com a vantagem estatística, o resultado do jogo pode dar início a uma urucubaca para a seleção brasileira. É que nossa seleção não vence a da Argentina faz quatro anos. Depois disso nossa turma empatou uma vez e perdeu em outras duas, uma delas em pleno Maracanã, na final da Copa América de 2019.
+
O técnico Fernando Diniz também precisa quebrar sua urucubaca pessoal. Afinal, sob seu comando, somente em cinco jogos, a seleção brasileira já levou seis gols – 1 da Venezuela, 2 do Uruguai e 2 da Colômbia. Isso é mais do que o total de gols sofridos pela Seleção Brasileira em todos os jogos nas eliminatórias da Copa 2022.

Deixe um Comentário