Sassaricando – Oscar Nora – 13 de dezembro de 2022

0


+

Foto: Internet

Ainda dói a eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo. Tenho acompanhado várias avaliações sobre essa tragédia da sexta-feira: Galvão Bueno, Ana Thais, Caio, Paulo Vinicius, Milton Neves, Lívia Nepomuceno, Marcos Assunção, Fernando Fernandes, Sormani, Neto e outros.
+
Todas com análises inteligentes sobre convocações, táticas do técnico e infantilidade de jogadores de experiência internacional. Mas a melhor de todas as opiniões, sem dúvida, foi feita por Edinho Silva, craque de futebol jogando como zagueiro, ex-técnico e agora comentarista esportivo de rádio e televisão.
+
Edinho avalia os erros graves de Tite: naquele jogo fatídico, nosso adversário jogou fechadinho e as jogadas de linha de fundo eram indispensáveis para furar o bloqueio croata. Mas, em momento nenhum, Éder Militão que é canhoto, mas jogou pela direita, ou Danilo, fizeram essa jogada.
+
Daniel Alves, que é destro e vai muito bem até a linha de fundo adversária poderia resolver o problema entrando no lugar do Danilo na prorrogação após o gol do Brasil. Como faltavam pouco mais de 11 minutos, Daniel estaria pleno de vitalidade para cumprir sua missão. Tite, porém, não o chamou e a seleção continuou jogando torta todo o tempo.
+
Edinho também acha que na cobrança dos pênaltis o primeiro a cobrar deveria ter sido Neymar, estrela do time e exímio cobrador. Colocar um garoto de 21 anos, primeira Copa do Mundo, mesmo sendo ele bom cobrador, foi insensato e não considerou o abalo emocional que o empate da Croácia causou.
+
Para o Edinho, Tite cometeu erros graves em sua convocação final. Como uma fobia pela direita, escolheu para jogar nesse lado do campo um lateral – Éder Militão – e dois pontas – Antony e Rafinha – também canhotos.
+
Podendo convocar 26 jogadores, Tite levou jogando no Brasil apenas 3. Deixou de lado craques como Dudu e Endrick do Palmeiras, André do Fluminense, João Gomes do Flamengo e Scarpa melhor jogador do campeonato brasileiro. Por que não foram convocados?
+
Quanto ao técnico estrangeiro para a seleção, Edinho é contra. E não concorda em serem substituídas três estrelas do uniforme da seleção por três corações em homenagem a Pelé que nasceu naquela cidade mineira. Bobagem e um perigo. Franzindo o cenho, ele questiona: Já imaginou homenagear o notável craque Garrincha que nasceu em Pau Grande?

Deixe um Comentário