Sala de Ressonância Magnética da Santa Casa de Resende deverá entrar em funcionamento no próximo mês

0

RESENDE

A partir do próximo mês a Santa Casa de Resende, localizada no bairro Lavapés, passará a oferecer serviços de exames de alta complexidade para os pacientes da rede pública de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), na região das Agulhas Negras, formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis.  Nesta semana, foi iniciado o processo de instalação do novo equipamento de ressonância magnética. A primeira fase do processo teve a participação da empresa especializada.

O novo equipamento é um dos únicos da região a atender o SUS e ficará em uma sala exclusiva dentro do Serviço de Diagnóstico por Imagem da unidade de saúde. A nova Sala de Ressonância Magnética da Santa Casa possui uma gaiola que será responsável pelo suporte para o equipamento que também inclui dutos de ligação para a troca de gases. A máquina foi estabilizada e seguirá com o processo de instalação para que no próximo mês possa começar a funcionar.

Equipamento terá uma sala exclusiva no Serviço de Diagnóstico por Imagem para os atendimentos no SUS-Raimundo Brasil/PMR

O secretário de Saúde do município, Jayme Neto disse que o aparelho de ressonância magnética é mais um importante investimento e conquista para a saúde pública de Resende. “Com a implantação de um dos únicos equipamentos da nossa região, a população passa a ser atendida pelo SUS com mais qualidade e com alta tecnologia para a realização de exames de imagens. A Santa Casa passa por uma transformação e melhorias desde 2017, e atualmente recebe obras de melhorias com a criação do novo setor de Saúde Mental”, disse Jayme.

Já o diretor da Santa Casa, Kaio Márcio Paiva explicou que os exames de imagem são fundamentais para o diagnóstico preciso de diversas doenças. “O equipamento de ressonância magnética irá trazer melhores condições e benefícios para a população. Trabalhamos sempre para melhorar o atendimento e serviços oferecidos aos munícipes”, informou o diretor.

INVESTIMENTOS NA SANTA CASA

A atual administração municipal, desde 2017, está buscando investimentos para as unidades de saúde, como a Santa Casa. Atualmente, a Santa Casa recebe obras de construção do novo setor de Saúde Mental, que já está na fase de acabamentos. No local são feitos a finalização de etapas de pintura interna, instalações hidráulicas e elétricas, e todo o forro de gesso do local. Além da área que servirá como convívio e banho de sol dos pacientes.

O Serviço de Saúde Mental passará a ocupar um espaço onde ficava o antigo raio-x e o setor de arquivos. O local terá sala de atendimento psicológico, psiquiátrico, assistência para as famílias e quartos.

Neste mês, a Santa Casa inaugurou uma usina de gás, monitorada 24 horas. A medida possibilita a autonomia na produção de oxigênio para o funcionamento de leitos comuns, centro cirúrgico e Centro de Terapia Intensiva (CTI) e ainda uma redução de gastos. A capacidade de produção interna de gases garante mais segurança e independência no abastecimento, evitando possíveis interrupções no fornecimento.

Deixe um Comentário