Sábado é dia de vacinação de cães e gatos na zona rural de Resende

0

RESENDE

Cães e gatos serão vacinados contra a raiva neste sábado, dia 28, no período de 9 às 15 horas, na Serrinha do Alambari e na Capelinha, na zona rural da cidade. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2021 acontece em 36 postos de vacinação, entre volantes e fixos, esquematizados até outubro deste ano.

De acordo com o último levantamento feito no dia 24 de julho pelo CCZ, o município já atingiu a marca de 13.037 animais imunizados contra a raiva. Atualmente, a população canina do município é estimada em 14 mil cães, enquanto a felina é 2,5 mil.

A campanha é direcionada para cães e gatos com mais de três meses de idade, que estejam gozando plena saúde.

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses a vacinação de cães e gatos acontecerá na Unidade de Saúde da Família (USF) Serrinha do Alambari e também por busca ativa, ou seja, a aplicação da vacina será itinerante para as populações canina e felina. Já na Capelinha, haverá somente busca ativa/posto volante.

O diretor do CCZ, o médico veterinário Bruno Marins Souza, deu recomendações quanto à imunização antirrábica, lembrando que a proteção dos caninos e felinos deve ocorrer anualmente. “A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que afeta mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite com letalidade de aproximadamente 100%. Esta campanha é uma questão de Saúde Pública, com o objetivo de proteger os pets da nossa cidade. Todos os cães e gatos, que estejam dentro da faixa etária recomendada e saudáveis, devem ser vacinados contra a raiva, obedecendo sempre o prazo de validade da vacina, que é de um ano”, disse Souza, acrescentando que no início de maio deste ano foi diagnosticado um caso de raiva no Estado do Rio de Janeiro, após mais de 20 anos. “O cachorro era de Duque de Caxias. Este caso foi um alerta para os donos de cães e gatos, que passaram a se preocupar mais e procurar pela vacina contra a doença”, complementa.

O condutor do animal deve ser maior de 18 anos de idade e estar munido com o documento de identidade com foto. “É fundamental frisar que não estão aptos para a imunização as fêmeas prenhas ou que estejam amamentando; e os animais que apresentem alguma enfermidade ou em tratamento com medicamentos anti-inflamatórios ou antibióticos”, destacou o diretor.

Deixe um Comentário