Resende pode ter cursos de Libras e Braile gratuitos

0

RESENDE

Com o objetivo de estimular a inclusão das pessoas com deficiência, mais especificamente surdos e cegos, o vereador Raphael Mariano Fernandes, o Kael (PSD) propôs a prefeitura a implantação de cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Braile (sistema de escrita tátil) gratuitos e abertos à população. As indicações foram aprovadas pelo Plenário e oficializadas ao prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Segundo o vereador Kael, a ideia é tornar Resende mais acolhedora para as pessoas com essas deficiências e facilitar sua comunicação e aprendizado. No que diz respeito à língua de sinais, o parlamentar argumenta que sua função inclusiva pode ser potencializada se a sociedade como um todo se tornar mais familiarizada com a Libras e entender sua importância. “Também auxilia no desenvolvimento de aspectos sociais e emocionais, não só da pessoa surda, mas daqueles que convivem com ela, especialmente amigos e familiares”, acrescenta Kael.

Já quanto ao ensino do Braile, o vereador lembra que o conhecimento desse sistema de escrita permite o acesso à informação e à cultura, além de promover a independência da pessoa com deficiência visual. “O conhecimento do Braile é indispensável para a cidadania dessas pessoas e precisa ser incentivado”, complementa.

VIDEOTECA E REMOÇÃO DE AREIA

Em outras proposituras, o vereador Kael, solicitou um estudo de viabilidade para criação de uma videoteca nas creches do município. “Essa indicação é de extrema importância, uma vez que vai contribuir com crianças que tem dificuldades de adaptação e também para dormir em local fora do ambiente familiar”, disse o parlamentar.

Já em outra propositura, ele pede a instalação de uma caixa de areia com uma bomba estacionária para remoção da areia que desce para a lagoa do Mirante das Agulhas. “O equipamento vai ajudar a manter o nível de água da lagoa com menor concentração de areia no fundo. Está sendo feito um desassoreamento da lagoa e precisamos criar ações para mantê-la sempre em boas condições”, explicou.

Deixe um Comentário