Resende pode ter Biblioteca Inclusiva para deficientes visuais

0

RESENDE

O município poderá ser contemplado com uma Biblioteca inclusiva para pessoas deficientes visuais ou de baixa visão. A proposta foi feita pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Sandro Ritton (União Brasil), foi aprovada recentemente pelo Plenário e encaminhada para o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Segundo Sandro, a proposta é a criação de uma Biblioteca Inclusiva, destinada a pessoas com deficiência visual ou de baixa visão. O projeto pretende garantir a democratização do acesso à informação por um processo inclusivo, organizando a estrutura e os espaços para acesso às obras literárias. “O objetivo é promover a inclusão de pessoas cegas e de baixa visão. O espaço deverá oferecer Lupa Eletrônica de mesa que é um equipamento que amplia textos, imagens e pequenas peças em qualquer TV, facilitando a leitura, escrita e trabalhos manuais por pessoas com baixa visão”, disse o vereador. Ritton ainda informou que a Biblioteca deve contar, com “audiobook” “áudio livro” ou “livro falado” que é a gravação do conteúdo de um livro em voz alta e, por último deve disponibilizar livros, dos mais diversos conteúdos, em Braile. “A leitura contribui para a formação intelectual e social de uma pessoa. A disponibilização de leitura acessível em bibliotecas públicas, visa estimular sua prática, independente das limitações físicas, viabilizando que o processo de aprendizagem seja significativo”, complementou.

TÊNIS DE MESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

A implantação das modalidades esportivas Tênis de Mesa e Futmesa nas escolas públicas de Resende foi proposta pelo vereador Sandro Ritton. “O projeto propõe a implementação das modalidades esportivas do Tênis de Mesa e do Futmesa nas escolas municipais como modalidades alternativas para a prática de atividades físicas, sendo que tais esportes podem ser praticados por pessoas de ambos os sexos, e todas as idades, por serem de fácil aprendizagem e acessibilidade”, disse Ritton. “Tais modalidades esportivas propiciam a melhora da coordenação motora e flexibilidade, além do fortalecimento do sistema cardiorrespiratório. Propiciam também o aumento da concentração, da socialização e a diminuição da ansiedade”, explicou o vereador.

Deixe um Comentário