Resende é escolhida para participar da Liga Steam nova metodologia de Educação

0

RESENDE

Estudantes da rede municipal de Educação vão participar da Liga Steam. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 27, pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz e pela secretária de Educação do município, Rosa Frech. A liga Steam, visa investir na formação de diretores e orientadores da rede municipal para que possam estimular os alunos a desenvolver o pensamento crítico, criatividade e responsabilidade, tudo isso utilizando conceitos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A novidade é fruto de uma parceria com a Fundação ArcelorMittal e a Tríade Educacional. O evento de lançamento do projeto aconteceu quarta-feira, dia 26, no Plenário da Câmara Municipal, no Centro Histórico da cidade. A cerimônia celebrou o fato de Resende ter sido um dos quatro municípios em todo o país e o único do estado do Rio de Janeiro a receber a metodologia, que foi criada nos Estados Unidos no início dos anos 2000.

O treinamento será ministrado pela referência em Educação e diretora do Tríade Educacional, Lilian Bacich. Ao final da capacitação, os participantes irão apresentar projetos que podem ser aplicados em sala de aula, tendo a abordagem Steam como base.

“Queremos nossos alunos cada vez mais protagonistas no processo educacional, com pensamento crítico e com conhecimento amplo. O trabalho que desenvolvemos, que passa pela nossa secretária de Educação, Rosa Frech, já segue essa linha, mas agora teremos aliados muito importantes com a metodologia da Educação Steam. É muito benéfico conseguirmos implantar ideias inovadoras e promissoras na educação do nosso município”, disse Diogo.

Dentre os quatro municípios selecionados no país, o que se sair melhor, irá receber um laboratório completo de robótica da Fundação para uma das escolas da rede municipal.

Implantação da Liga Steam é fruto de uma parceria com a Fundação ArcelorMittal e a Tríade Educacional-Divulgação PMR

EDUCAÇÃO STEAM

Criada nos Estados Unidos, a metodologia leva o nome Steam, que é um acrônimo em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics, que são: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em inglês. Entre os pontos abordados na capacitação da educação Steam estão a aprendizagem Baseada em Projetos (ABP); o pensamento computacional e cultura digital; a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); e a avaliação com foco em evidências. “Vivemos um mundo desafiador, que demanda novas habilidades e competências para a resolução de problemas complexos. O espaço escolar se transforma de acordo com as demandas da época e precisa ser agente ativo nesse processo vivido pelos alunos. E entendemos que a metodologia da educação Steam traz uma compreensão mais moderna e adequada ao tempo em que vivemos. Por isso, capacitamos nossos profissionais para fazer parte disso”, disse a secretária de Educação, Rosa Frech.

INSCRIÇÕES 

Com inscrições abertas para servidores da educação, professores, orientadores e gestores, a Liga Steam começa a ser implantada em Resende já no próximo mês, com seis encontros presenciais e outras horas de capacitação online, que vão acontecer durante o ano de 2023. O total da carga horária da capacitação é de 50 horas. As inscrições devem ser feitas através do link https://avaligasteam.com.br/login/index.php . Para mais informações também é possível entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação através do número (24) 3381-4888.

Deixe um Comentário