Resende capacita servidores para fiscalizar contratos administrativos

0

RESENDE

Fiscais de contratos e os responsáveis pelo controle de almoxarifado e estoque da Prefeitura de Resende foram capacitados durante curso realizado no dia 2, no auditório do Centro de Diagnóstico de Imagem (CDI), para fiscalizar os contratos administrativos. A partir das orientações recebidas, os servidores tiveram os conhecimentos necessários para o controle, acompanhamento e fiscalização do cumprimento das obrigações assumidas pelas partes dos contratos. Eles aprenderam sobre os requisitos para exercer a função e quais as suas responsabilidades tanto no âmbito administrativo, penal e civil. Os fiscais são corresponsáveis com o seu superior dentro dos processos.

O controlador João Paulo Perez dos Anjos, além de frisar os princípios da legalidade, da moralidade, da impessoalidade e da eficiência, reforçou que o objetivo da capacitação foi o de aprimorar o controle do patrimônio e a fiscalização dos contratos administrativos. “Nós precisamos compreender que hoje a Administração Pública, em razão do contexto social em que estamos vivendo, precisa estar em alerta para estes princípios. Tudo que é feito dentro do órgão público deve ser obrigatoriamente disponibilizado à população. Isso é transparência e é assim que combatemos a corrupção”, enfatiza.

TRANSPARÊNCIA

A mobilização do governo municipal é em busca da excelência na transparência de informações sobre a gestão pública. A proposta é para manter a nota 10, no Ranking da Escala Brasil Transparente da Controladoria-Geral da União (CGU).

Qualquer cidadão que acessar o Portal da Transparência através do endereço www.resende.rj.gov.br/blogtransparencia terá acesso aos dados como receitas, despesas, licitações, quadro de funcionários, remuneração, repasse de verbas, entre outros. E aquilo que o cidadão não localizar no portal, pode solicitar pelo Sic ou E-Sic, e em poucos dias terá resposta.

Deixe um Comentário