Representantes de cultura da região conhecem novo secretário estadual de Cultura

0

VOLTA REDONDA

As equipes da secretaria de Cultura de Volta Redonda, representantes da Fundação de Cultura de Barra Mansa e integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural estiveram recentemente na secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec-RJ) para conhecer o novo Secretário de Estado, Ruan Lira, e sua equipe de gestão.

No encontro foram pautadas perspectivas para a continuidade das políticas culturais construídas com a participação da região do Médio Paraíba, em âmbito estadual, bem como a disponibilização do município de Volta Redonda para os projetos da Secec-RJ no desenvolvimento da cultura, principalmente a partir da economia criativa.

Para a secretária de Cultura, Aline Ribeiro, esse momento de integração com a nova equipe de cultura do governo do estado é importante para apresentar todo trabalho que é desenvolvido no município. “Com a construção das políticas culturais, principalmente no desenvolvimento do setor com a valorização dos artistas locais, promoção de eventos e geração de renda”, disse a secretária.

RIO CRIATIVO

Durante a visita, foi realizada uma reunião de planejamento com o coordenador estadual do setor de economia criativa, Diogo Oliveira, para alinhar todos os detalhes da Caravana Rio Criativo que será realizada em Volta Redonda, de 12 a 14 de fevereiro.

No evento serão realizadas diversas ações de formação e qualificação para artistas e agentes culturais, com três dias de oficinas gratuitas, consultoria, ambientes de coworking, debates e palestras para o avanço de projetos culturais, empreendedorismo e ações que valorizam a cultura como um setor importantíssimo no crescimento econômico.

O secretário estadual de Cultura, Ruan Lira, demonstrou interesse nos trabalhos apresentados e reconheceu o potencial do Médio Paraíba, especialmente representado pela cidade de Volta Redonda, e explicou como vai funcionar a caravana Rio Criativo.

“A Caravana Rio Criativo é um dos principais projetos do Estado para inovação e desenvolvimento socioeconômico através da cultura, e em fevereiro o município de Volta Redonda irá sediar as atividades do projeto, em uma parceria entre a Secec-RJ, a Secretaria de Cultura de Volta Redonda e a Fundação de Cultura de Barra Mansa”, contou Ruan.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !