Representantes da Justiça Eleitoral se reúnem com Guarda Municipal

0

BARRA MANSA

Dúvidas a respeito do trabalho que será realizado nas eleições do dia 7 de outubro foram respondidas durante um encontro hoje no Parque Natural Municipal de Saudade realizado pela Justiça Eleitoral com agentes da Guarda Municipal. Participaram o juiz eleitoral da 91ª zona e diretor do Fórim, Francisco Ferraro Júnior, a chefe do cartório da 91ª Zona Eleitoral, Alessandra Macedo da Silva, a chefe do cartório da 94ª Zona Eleitoral, Paula Bock Flores, além do comandante da corporação, Joel Valcir,

O juiz esclareceu a respeito da absorção da 203ª Zona Eleitoral pela 91ª, uma ação da Justiça Eleitoral de uniu zonas por todo o país. “Esse ano, um dos diferenciais da eleição é que vamos atuar com apenas duas zonas eleitorais, a 91ª e a 94ª. Isso, entretanto, não implica em modificações nas orientações básicas para membros das instituições parceiras, como a Guarda Municipal e a Polícia Militar, que é manter a educação, o bom senso e atitudes pacíficas para coibir qualquer tipo de irregularidade que venha ocorrer, como boca de urna, prática terminantemente proibida, e aglutinação de pessoas com trajes que possam remeter a campanha de determinado candidato ou partido”, disse Francisco Ferraro Junior, orientando ainda que nos casos de boca de urna a determinação é recolher o material, acionar a Polícia Militar e comunicar ao cartório eleitoral.

A chefe do cartório da 91ª Zona Eleitoral, Alessandra Macedo da Silva, informou que eleitores que mantiverem seus carros adesivados com propaganda eleitoral estacionados próximos dos locais de votação terão os veículos ‘envelopados’, ou seja, os adesivos e microperfurados traseiros serão cobertos com sacos pretos.

Nesta segunda-feira, segundo a chefe do cartório da 94ª Zona Eleitoral, Paula Bock Flores, Barra Mansa, que concentra o Polo Regional de Justiça Eleitoral, receberá mil urnas. “Desse total 267 são destinadas a 91ª Zona Eleitoral, 156 para a 94ª Zona Eleitoral e as demais serão encaminhadas para a Justiça Eleitoral de Porto Real, Quatis e Resende. As urnas serão inseminadas com os dados específicos dos eleitores de cada sessão e, na sequência, lacrada. O procedimento deixa o equipamento pronto para a eleição. Quem quiser, pode acompanhar o processo, é público”, afirmou.

OUTROS TEMAS

O encontro ainda tratou de outros temas, como a aglomeração coletiva de pessoas portando vestimenta idêntica, a arregimentação de eleitores, a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos ou candidatos e o derrame de material de campanha às vésperas da eleição. O comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, agradeceu os esclarecimentos e colocou a corporação à disposição da Justiça Eleitoral.

DIA DA ELEIÇÃO

No dia do pleito eleitoral, 7 de outubro, os trabalhos para funcionários dos cartórios eleitorais começam de madrugada. Por volta das 5 horas eles já estarão nas ruas para evitar qualquer problema nas sessões eleitorais que funcionarão de 8 às 17 horas. Barra Mansa tem 135.172 eleitores, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

 

Deixe um Comentário