Região Sul Fluminense registra 328 homicídios dolosos em 2022

0

RIO/SUL FLUMINENSE

O Estado do Rio de Janeiro encerrou o ano de 2022 com expressivas reduções nos crimes contra a vida segundo dados divulgados na última semana pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Em 12 meses, os homicídios dolosos (intencionais) registraram queda de 6%, o que representa menos 201 vítimas em comparação ao mesmo período de 2021. Em levantamento feito nesta segunda-feira, dia 23, pelo A VOZ DA CIDADE, foi identificado que na Região Sul Fluminense no ano passado foram 328 casos de homicídios dolosos.

A mesma pesquisa foi feita pelo A VOZ DA CIDADE entre janeiro e outubro, quando o resultado total chegou a 260 registros do crime nas delegacias das cidades do interior do estado. Ou seja, em dois meses, novembro e dezembro, ocorreram outros 68 casos no Sul Fluminense. Desse total, Volta Redonda chegou a registrar dez casos somente no mês de novembro e Barra Mansa também teve dez casos no mesmo mês.

No total, Volta Redonda 65 casos; Barra Mansa 48; Resende 44; Angra dos Reis 35; Paraty 24; Itatiaia 18; Comendador Levy Gasparian 16; Barra do Piraí 14; Valença dez; Paraíba do Sul e Porto Real oito, cada; Pinheiral sete; Rio Claro seis; Mangaratiba e Vassouras cinco, cada; Miguel Pereira e Paracambi quatro, cada; Piraí três; e Mendes e Sapucaia dois, cada. Não foram registrados nenhum caso de homicídio doloso em Rio das Flores e Engenheiro Paulo de Frontin.

No total em todo o estado, foram registrados 3.052 casos de homicídio doloso no ano de 2022 – este foi o menor valor para o acumulado desde 1991. Na comparação com 2021, o delito registrou redução de 6% em relação ao acumulado do ano.

Ainda segundo o ISP, o latrocínio (roubo seguido de morte) apresentou diminuição de 43% e a letalidade violenta (roubo seguido de morte, homicídio doloso, morte por intervenção de agente do estado e lesão corporal seguida de morte), de 6%.

Na produtividade policial, as apreensões de fuzis e prisões em flagrante também apresentaram resultados positivos. De janeiro a dezembro 457 fuzis foram retirados das ruas – cerca de um por dia. E 34.232 pessoas foram presas em flagrante pelas polícias em 2022.

“Registrar a maior redução dos últimos 31 anos de crimes contra a vida no nosso estado é algo que precisa ser destacado. Digo e repito: a vida é nosso bem mais precioso, então diminuir cada vez mais esse tipo de crime é algo que perseguimos diariamente. Mais uma vez, agradeço ao trabalho integrado das polícias Civil e Militar para chegarmos nesses  resultados”, disse o governador Cláudio Castro.

Os crimes contra o patrimônio seguem em declínio também. Roubos de rua reduziram 7%, o que significa menos 4.375 vítimas; e de carga 6%.

“Desde o início de 2022, o estado do Rio vem registrando quedas consecutivas nos homicídios dolosos e temos quase sempre batido o menor valor da nossa série histórica. Temos que destacar também a importância da diminuição do roubo de rua, que impacta diretamente a sensação de segurança da população”, explicou a diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública, Marcela Ortiz.

Deixe um Comentário