Região das Agulhas Negras terá mais de 2 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca para a vacinação contra a Covid-19

0

AGULHAS NEGRAS

O Ministério da Saúde realiza nesta segunda-feira, dia 25, a distribuição da vacina de Oxford/AstraZeneca para todo o país. O estado do Rio de Janeiro já selecionou a logística com os lotes para cada município, semelhante ao ocorrido na semana passada com as doses da vacina CoronaVac, elaboradas pelo Butantan, em São Paulo.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, em todo o Sul Fluminense serão mais de 15.190 doses da Oxford/AstraZeneca remetidas aos municípios. Nesta fase seguem mantidos como prioridade na imunização os trabalhadores de saúde, pessoas acima dos 60 anos ou mais institucionalizadas (asilos ou abrigos), pessoas com deficiência institucionalizadas (internados), indígenas e quilombolas em terras próprias.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, para as cidades das Agulhas Negras (Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis), serão remetidas ao todo 2.040 doses da Oxford/AstraZeneca. Resende, a cidade mais populosa da região receberá 1.430 doses; Itatiaia receberá 300 doses, Porto Real 180 e Quatis 130 doses.

A Secretaria Municipal de Saúde de Quatis confirmou que as vacinas serão remetidas nesta segunda-feira, dia 25, por helicóptero, do Rio de Janeiro até o Parque da Cidade, no Centro, de Barra Mansa. Uma equipe do governo irá ao local buscar os imunizantes. “As doses da AstraZeneca serão destinadas ao mesmo grupo prioritário desta primeira fase, no caso de Quatis somente aos profissionais da linha de frente do atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19, pois o município já concluiu a vacinação dos outros grupos (pessoas com mais de 60 anos institucionalizada e pessoas com deficiência institucionalizadas), seguindo o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde”, informa.

Segundo a Secretaria de Saúde, será mantido o esquema de vacinação volante. ” Vamos continuar fazendo a vacina no esquema volante indo até as unidades de saúde para realizar as aplicações das vacinas, evitando as aglomerações. Continuaremos priorizando os profissionais que tenham maior risco de exposição ao vírus de acordo com a função desempenhada na rede”, observa.

Assim como a CoronaVac produzida pelo Butantan, em São Paulo com tecnologia chinesa, a Oxford/AstraZeneca também será aplicada em duas doses, porém, com intervalo de 12 dias. “As doses serão destinadas ao mesmo grupo prioritário desta primeira fase, no caso do nosso município aos profissionais da linha de frente do atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19- As 110 doses da CoronaVac que recebemos na semana passa já foram todas aplicadas”, informa a prefeitura.

Em Porto Real, a prefeitura ressaltou que serão aplicadas as doses da Oxford/AstraZeneca nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19. “Ainda não zera esse grupo. Ainda não terminaram as doses da CoronaVac recebidas na semana anterior. A previsão é de iniciar essa semana a aplicação com as doses de Oxford”, disse o governo.

IMUNIZANDO 80% DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Já em Resende, a prefeitura recebeu as doses da vacina produzida com apoio da Fiocruz tendo como público-alvo os profissionais da Atenção Básica, Atenção Especializada (policlínicas), APMIR, Imunização, Saúde Bucal, Saúde Mental, Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Central de Veículos e outros setores da Secretaria Municipal de Saúde. As doses da AstraZeneca somam com as da CoronaVac, entregues na semana passada.

Seguindo as determinações do Governo Federal, a primeira remessa da vacina, que chegou no último dia 19, contempla profissionais da linha de frente, que têm contato com pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19, do Hospital Municipal de Emergência, Nova Santa Casa de Misericórdia, Unimed, Samer, Aman, UPA, Paraíso e Samu, além do Asilo Nicolino Gulhot e Residência Terapêutica, nos quais toda a equipe de funcionários foi vacinada também. Finalizados os da linha de frente, as doses são direcionadas para os demais setores do Hospital de Emergência e da Nova Santa Casa, além de funerárias e cemitérios. Havendo sobra, a vacina será encaminhada para clínicas particulares, profissionais liberais de saúde e idosos.  

*Postagem atualizada às 14h26min

Deixe um Comentário