Protocolo do Parque Tecnológico é assinado

0

BARRA MANSA

Dando continuidade às comemorações dos 185 anos do município, comemorados hoje, o prefeito Rodrigo Drable (PMDB) assinou ontem, na Faetec, duas importantes iniciativas para a melhoria na economia municipal.  A primeira delas é a assinatura do protocolo de intenções para a instalação do Parque Tecnológico do Sul Fluminense, um local de incubadoras de empresas e startups. A outra é a assinatura do Termo de Cooperação entre prefeitura e Faetec para a abertura do primeiro Curso Superior Tecnológico Gratuito de Barra Mansa. As aulas terão início em fevereiro de 2018 através do curso Sistemas para Internet, com foco em empreendedorismo digital.

Estiveram presentes na solenidade o secretariado municipal, vereadores, o deputado federal Celso Pansera (PMDB), o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, o prefeito de Rio Claro, José Osmar (PR), o prefeito de Porto Real, Ailton Marques (PDT), além o vice-prefeito de Angra dos Reis, Leonardo Silva.

Para Rodrigo Drable, fomentar empregos é o que mais importa para a cidade. “Estamos instalando a equipe, para o funcionamento imediato do parque, vamos fomentar empresários, dar conhecimento e suporte para que novas empresas e postos de emprego nasçam. É um polo de todo o Sul Fluminense, vamos trabalhar juntos e mesclar qualificações”, descreve o prefeito.

O Parque Tecnológico do Sul Fluminense será abrigado no terreno onde funcionava a Edimetal, às margens da Via Dutra, no bairro São Silvestre. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Agnaldo Raymundo, a criação do espaço é um grande salto para a região. “As empresas e as tecnologias se transformam, é necessário que educação ande junto e por isso o curso superior vem complementar”, citou.

Curso Superior Tecnológico Gratuito

Para a primeira turma do curso, serão levados em conta os três últimos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do candidato. Já para o próximo será feito um processo seletivo. O curso será duração de três anos.

Para o secretário de Educação de Barra Mansa, Vantoil de Souza, a implementação da faculdade pública no município é um grande passo para a cidade a nível educacional. “Através de uma educação pública, alunos poderão se preparar e se capacitar para o mercado de trabalho. Queremos utilizar a educação como base do crescimento econômico de Barra Mansa”, comentou.

O secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, enfatizou a parceria entre o Estado e a Prefeitura de Barra Mansa para a implementação do curso superior gratuito. “Através de parcerias, colocamos esse curso para funcionar. A prefeitura estendeu as mãos para que a partir do próximo ano, a primeira turma de curso superior público de Barra Mansa esteja funcionando”, completou.

O deputado federal, Celso Pansera, também reforçou a importância da educação para o desenvolvimento de Barra Mansa. “Estamos dando um grande passo hoje. Queremos que o polo possa ser e deva ser um grande local de conhecimento, produzindo e agregando valores para a geração de riqueza e emprego”, disse Celso.

Deixe um Comentário