Projeto voluntário oferece procedimentos estéticos gratuitos a pacientes oncológicas

0

VOLTA REDONDA/BARRA MANSA

Profissionais de estética estão oferecendo a pacientes oncológicas de Barra Mansa e Volta Redonda serviços gratuitos de micropigmentação de sobrancelhas e reconstrução da auréola mamária. Idealizado pela enfermeira especializada em estética, Lucrécia Sadde, o projeto recebeu o nome de ‘A Micro do Peito’. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama.

O público-alvo são mulheres que tenham passado por tratamento de quimioterapia (e que tenham, consequentemente, tido perda dos pelos das sobrancelhas) e/ou mamoplastia (reconstrução da auréola mamária). No entanto, os procedimentos estéticos serão realizados apenas mediante liberação médica ou alta dos tratamentos.

Os serviços começaram a ser oferecidos nessa segunda-feira, dia 18, no Instituto José Rodrigues, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Já na próxima segunda-feira, dia 25, o atendimento será no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), de 8 às 16 horas. O agendamento deve ser feito pelo telefone/WhatsApp (24)98143-1801.

De acordo com Lucrécia, a ideia é elevar a autoestima das mulheres que estejam passando por esse momento. Há cinco anos ela vem realizando este trabalho sozinha, atendendo de forma social essas mulheres em sua clinica particular. No entanto, neste ano, ela expandiu a iniciativa por causa da demanda e conseguiu parcerias não apenas com as unidades de ensino, que cederam espaço, mas também com um grupo de dez profissionais que se dispuseram a realizar o trabalho voluntário.

Nessa segunda-feira, passaram pelo procedimento um total de 12 pacientes. Já para o próximo dia 25, estão agendadas até o momento sete pessoas, tendo possibilidade de marcar até 20 pacientes. Lucrécia explicou que cada procedimento dura cerca de duas horas.

Ela ainda contou sobre o que a motivou a tomar essa iniciativa. “Sou enfermeira e trabalhei dentro de um hospital por 25 anos. Nesse tempo, tive pacientes oncológicos, vi pessoas que retiravam a mama, são coisas que mexem com a gente. Depois que abri minha clínica de estética, comecei a trabalhar com micropigmentação, me inspirei em uma profissional de São Paulo que realizava esses atos voluntários e comecei a oferecê-los na minha clínica. Como a demanda começou a crescer muito, este ano decidi expandir o projeto através dessas parcerias”, contou, finalizando que independentemente da época, ela segue realizando de forma social a micro de mama para mulheres que tiveram câncer.

Deixe um Comentário