Projeto de Segurança Pública Municipal é apresentado à prefeitura de Barra Mansa pelo MPRJ

0

BARRA MANSA

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria-Geral de Segurança Pública (COGESP/MPRJ), apresentou um projeto de Segurança Pública à prefeitura de Barra Mansa, no início deste mês, dia 2.

“A apresentação visou a explicar para autoridades locais o funcionamento dos órgãos estratégicos que compõem o projeto, que tem por objetivo o aprimoramento da gestão de dados do município com foco no diagnóstico das necessidades locais na área de segurança”, disse em nota o MPRJ.

Segundo os envolvidos, a  apresentação foi solicitada por gestores de Barra Mansa após tomarem conhecimento do piloto do projeto lançado em Volta Redonda, em novembro do ano passado. “A iniciativa consiste na atuação integrada de dois equipamentos de gestão que devem ser criados pelo município: o Observatório de Segurança Pública (OSP) e o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM)”, disse em nota.

“Os órgãos coletam informações que permitem ao gestor público decidir quais medidas são pertinentes e cabíveis para a resolução de um determinado problema. Caso o município queira aderir ao projeto, basta criar os dois equipamentos de gestão, que têm baixo custo administrativo e de pessoal. É um projeto simples que pode ser implementado em qualquer município”, explica o promotor de Justiça André Buonora, coordenador da COGESP/MPRJ.

Além de Buonora, participaram do encontro o prefeito Rodrigo Drable, o promotor de Justiça titular da Promotoria de Investigação Penal de Barra Mansa, Francisco de Assis, o delegado titular da 90ª DP, Flávio Narcizo, o comandante do 28° Batalhão da Polícia Militar e outras autoridades locais.

No dia 28 ainda deste mês, a COGESP/MPRJ fará uma apresentação do projeto na prefeitura municipal de Resende.

Deixe um Comentário