Projeto de lei torna capoeira Patrimônio Cultural e Imaterial de Quatis

0

QUATIS

A capoeira pode ser tratada como um patrimônio cultural e imaterial de Quatis. Isso porque o presidente da câmara, o vereador Willian Carvalho, teve aprovado nessa semana, dia 9, um projeto de lei nesse sentido. Ele aponta como uma grande vitória porque a aprovação do projeto aconteceu no mês de comemoração da Consciência Negra. A iniciativa segue agora para sanção ou veto do prefeito Aluísio d’Elias.

O vereador lembrou que a capoeira foi tombada em 2008 como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Em novembro de 2014, a Roda de Capoeira foi declarada como um dos símbolos do Brasil mais conhecidos internacionalmente, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. São feitos que destacam a Capoeira como importante pilar da cultura dos povos afrodescendentes”, elucidou Willian, que ainda elencou outros elementos que remontam a cultura afro-brasileira no município, como o Quilombo de Santana, local para onde os negros escravizados fugiam e reviver suas tradições africanas.

Willian destacou que Quatis possui atualmente dois grupos de capoeira, Dois de Ouro e Grupo Muzenza – que fazem ainda um trabalho social e cultural entre crianças, jovens e adultos. “Através desse projeto, criamos novas ferramentas junto ao Poder Executivo para que a Capoeira cresça ainda mais em Quatis e seja valorizada”, aponta o presidente do legislativo.

Durante a sessão, também estiveram presentes conferindo a votação desse avanço cultural, os representantes dos dois grupos da cidade. Um deles é Laércio Lourenço, do Dois de Ouro. Ele também destacou a importância do projeto. “A capoeira é símbolo de resistência da cultura negra no Brasil e estamos sempre orgulhosos de passar esses ensinamentos em diante”, disse.

Deixe um Comentário