Projeto de dança ganha apoio para desenvolvimento organizacional em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

O projeto Dança & Magia, dedicado à formação de bailarinos, é uma das 14 organizações selecionadas na segunda etapa do programa Tração – Impulsionamento para Organizações Sociais. O resultado do edital, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), foi divulgado em dezembro.

Mais de 4 mil alunos já foram atendidos pelo projeto, e cerca de 13 mil famílias impactadas. Por ano, o projeto alcança em torno de 30.000 espectadores em festivais e eventos em que apresentam espetáculos na região, além da realização de 800 apresentações gratuitas. “O Tração trouxe um desafio. Muitas vezes vamos fazendo tudo no automático, mas o projeto nos levou a revisitar nosso organograma, revisitar processos internos e identificar potencialidades na equipe”, aponta Tereza Mendes, coordenadora administrativa da associação cultural ARTEMAGIA.

A organização, que promove ações na região há mais de 30 anos, começou a perceber talentos nas comunidades ao longo de sua trajetória e, ao mesmo tempo, identificou a carência por ensino técnico-artístico, o que motivou a criação do Dança & Magia. O projeto, fundado em 2006, nasceu com o intuito de promover atividades de dança contemporânea, dança moderna, jazz, entre outras categorias.

Com aulas gratuitas para alunos da rede pública municipal e estadual de ensino, o programa é uma iniciativa da associação cultural ARTE MAGIA. Situada em Barra Mansa, no sul do Estado do Rio de Janeiro, a associação realiza ações voltadas ao desenvolvimento social, educacional, esportivo, artístico e cultural da sociedade, com fins de ensino, formação, assistência e lazer.

As aulas são presenciais e acontecem duas vezes por semana. São oficinas, cursos de cenografia, produção. Com 16 anos de história, o Dança & Magia revelou talentos que estão hoje no Theatro Municipal e na Cia. De Dança Deborah Colker. Além disso, o projeto busca absorver alunos do projeto em sua equipe de colaboradores.

Na primeira etapa do projeto Tração, após receber parte do investimento, a associação realizou a análise do plano de comunicação. Após a prestação de contas, foi iniciada a fase de desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Organizacional (PDO), que está em produção. O intuito do Tração é apoiar organizações sociais a se desenvolverem.

“Após a pandemia, as aulas continuaram sendo realizadas online, mas sentimos o impacto da carência de recursos e, neste momento, o projeto Tração nos ajudou a olhar para o nosso trabalho, identificar potencialidades, enxergar ações promovidas, resultados e novas oportunidades, fatores que contribuíram para a criação do Plano de Desenvolvimento Organizacional, que envolveu toda a organização, e para a projeção de novos rumos”, acrescenta Tereza.

Se por um lado as organizações sociais atuam para promover desenvolvimento social, econômico e ambiental, por outro a falta de recursos e de investimentos dificulta o planejamento organizacional de seus processos e, consequentemente, reduz as oportunidades de captação de recursos.

Na etapa final, as 14 organizações selecionadas pela banca foram contempladas com um incentivo financeiro de R$ 21 mil cada (R$ 294 mil no total) para fortalecerem suas ações sociais e potencializarem o impacto positivo em seus territórios. A segunda parte do montante está prevista para março.

Sustentabilidade
Atenta à necessidade de promover e incluir na prática atitudes sustentáveis, a associação ARTEMAGIA decidiu reaproveitar figurinos e cenários que sobravam das oficinas de cenografia e corte e costura, além de doações recebidas, e passou a customizar esses materiais, reduzindo a geração de resíduos (lixo) e gerando renda para costureiras e estilistas da região, muitas delas familiares de alunos do projeto Dança & Magia.

A iniciativa cresceu e propiciou a criação de um bazar para venda de roupas, móveis e bijuterias, contribuindo para ressignificar o usado e conscientizar a população para a importância de promover o desenvolvimento sustentável. Outra iniciativa focada no desenvolvimento sustentável é o plantio de árvores, promovido regularmente junto às comunidades da região.

Planejamento e fortalecimento das redes locais
No decorrer do processo de preparação para o percurso formativo, bem como na fase de planejamento de projeto, a organização identificou a necessidade de aprimorar sua comunicação interna e externa e passou a receber capacitação para a equipe, voltada à comunicação e marketing, contando com a consultoria de um profissional da área juntamente com a diretoria da associação.

A organização possui o propósito de ampliar possibilidades de manutenção dos projetos com a captação de patrocinadores, e a partir da criação e implantação de plano de negócios sociais. No decorrer da execução do Plano de Desenvolvimento Organizacional (PDO), a organização também irá investir na análise, avaliação e adaptação do Plano Pedagógico/Metodológico com a participação da equipe responsável por sua criação.

Etapas do processo formativo
A execução do Plano de Desenvolvimento Organizacional (PDO) começou, em dezembro, e segue até junho de 2023. Desde o processo de levantamento de dados para participação no edital, a associação cultural ARTEMAGIA, descobriu pontos fortes e, também, áreas a serem desenvolvidas.

A seleção se deu em duas fases. Na primeira, foram escolhidas 28 organizações para participarem de uma formação online, com carga horária total de 40h. A trilha formativa foi composta por aulas, fóruns de discussão, exercícios e materiais complementares sobre temáticas ligadas ao terceiro setor, como aspectos jurídicos, gestão financeira, captação de recursos, elaboração e gerenciamento de projetos, comunicação e acessibilidade.

Após o percurso formativo, foram certificados 63 gestores e estes receberam orientações para elaborar um PDO (Plano de Desenvolvimento Organizacional) para apresentação à banca avaliadora. O edital está vinculado à meta 10.2 dos Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que trata da redução das desigualdades.

Sobre o CIEDS
O CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – desenvolve tecnologias sociais que geram mais renda, mais saúde, melhor educação, maior confiança no futuro, e acima de tudo, prosperidade. Com foco em gestão de excelência, em 25 anos de história, foram mais de 600 projetos realizados, 3.900 comunidades atendidas, 2.200.000 beneficiários diretos e mais de 600 parceiros envolvidos.

Sobre a Fundação Grupo Volkswagen
Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos de um fundo constituído pela Volkswagen. Atualmente, abraçamos duas causas prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão. Além disso, apoiamos tecnicamente ações de responsabilidade social do Grupo Volkswagen no Brasil. Compartilhamos a vocação de mover pessoas. Movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potencial em realidade.

Deixe um Comentário