Projeto Cidadania e Justiça é lançado no bairro Santa Cruz em Volta Redonda 

0

VOLTA REDONDA

O Projeto ‘Cidadania e Justiça na Praça’, organizado em parceria do MEP com o Núcleo de Práticas Jurídicas da UFF, com apoio da Comunidade Eclesial Santa Cruz, em VR, foi lançado no ponto central do bairro – Avenida dos Ex-Combatentes.

“Durante três horas, acadêmicos de direito, residentes de práticas jurídicas, professores, advogados, diferentes representações da comunidade, acolheram os moradores que se dirigiram ao local. Na triagem, levantamos mais de 30 situações ligadas às questões não só jurídicas, mas também sociais. Foi muito positiva a aproximação da universidade com a comunidade.” Comentou o Dr. Luiz Gustavo C. de Araújo, ligado à NPJ -UFF e ao MEP.

“O projeto de extensão da universidade à comunidade é um trabalho aplicável pelo Núcleo de Práticas Jurídicas, e junto com MEP abrimos este canal, para levarmos os acadêmicos para práticas no campo. Estarmos aqui, significa darmos retorno à sociedade dos apoios com impostos e nas atividades com a comunidade. O bem público funcionando a serviço é uma exigência para ter um país melhor. Agradecemos a força do MEP e o apoio da comunidade cristã, é claro dos estudantes, professores e a equipe do Núcleo.” Disse o prof. Carlos Eduardo C. Martins da Silva, coordenador do NPJ-UFF.

BAIRRO COM CERCA DE 2O MIL MORADORES

“Os bairros Santa Cruz I e II , com cerca de 20 mil moradores durante cerca de três horas nos bairros, fez revelar uma pequena amostra das diferentes dificuldades e desafios dos moradores. Questões como – regularização fundiária (COHAB), a de maior incidência; direitos previdenciários e dos consumidores; reclamações de pensão alimentícia e portabilidade; direto de vizinhanças; questões criminais; alvarás, dentre outros foram os mais pontuados.” Informou Ana Carolina Gomes, residente do NPJ – UFF.“

‘Nossa, estou muito agradecida. Fui muito bem atendida, o meu caso foi bem orientado. Estou muito feliz.” Afirmou Cristiane Silva, moradora do bairro, atendida acompanhada de duas crianças.

Vantuil de Oliveira da Silva, da coordenação da Comunidade Eclesial Santa Cruz, ligada à Paróquia Santo Antônio, ao lado de outros membros da coordenação elogiou os participantes, e agradeceu a presença do MEP e da UFF no bairro. “Assim que fomos comunicados, a coordenação teve logo o apoio dos Pe. Juarez Sampaio, pároco da Paróquia Santo Antônio e começamos a divulgar a importância do projeto. Cumprimentos aos jovens estudantes pelo carinho e atenção aos moradores. Também a parceria do MEP com a UFF nesse projeto tão importante”. Comentou o coordenador.

PRESENÇAS

Alex Sandro B. de Andrade, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Santa Cruz; Cauã Gil Lopes, morador e voluntário no MEP; cerca de dez pessoas da Comunidade Católica; Pedro Paulo Vidal( ex- aluno do MEP e presidente do CADOM-UFF e o professor Leonardo Costa de Paula, UFF-Direito, acompanharam a atividade.

 

Deixe um Comentário