Programa StartPro incentiva o empreendedorismo

0

SUL FLUMINENSE

Os moradores do Sul Fluminense contam com uma nova plataforma de fomento de empreendedorismo: a StartPro. Voltada para a educação empreendedora a partir da transformação econômica, a plataforma é a base para a transformação nos municípios, desenvolvida para a gestão pública e lideranças empresariais locais. O foco é melhorar o ambiente de negócios através da implantação do empreendedorismo e promover novos negócios.

Atualmente, a StarPro desenvolve programa de empreendedorismo em Volta Redonda, numa iniciativa que conta com a parceria da Federação das Associações de Moradores (FAM). Na cidade, o projeto tem o nome de StartFam. Idealizado pelo desenvolvedor de software de gestão comercial e industrial, Paulo Santos, natural de Barra Mansa, a StarFam conta com projeto de tecnologia de empreendedorismo nos bairros. “Conheci o Alexandre Clayton, que é presidente do bairro São Cristóvão, em Volta Redonda. Ele me procurou na Flumisul para montar um projeto de tecnologia para a FAM e conheci a Fátima, a presidente da entidade. A partir da demanda montei o projeto StartFam para fomentar empreendedorismo nos bairros de Volta Redonda. Levando a oportunidade para quem tem uma ideia ou um negócio que deseja inovar”, frisa Paulo Santos, contando que o treinamento dura cinco meses e após esta etapa as empresas graduadas entram para a incubadora da prefeitura.

A plataforma incentiva a transformação de boas ideias e novos negócios fortalecendo a economia

Segundo o desenvolvedor, a primeira fase do projeto StartFam é a divulgação e por isso utilizam a rede de presidentes de associações de moradores. “Volta redonda tem 81 bairros separados em 12 setores. Nós fizemos palestra nos 12 setores. A StartPro é o software que eu desenvolvi, pelo qual faço a gestão de todo o sistema. E a Startfam é a implementação do Projeto em Volta Redonda”, informa.

O público-alvo é formado pelas pessoas que tenham uma ideia e desejam colocar em execução. “São geralmente profissionais liberais, estudantes e pessoas que têm o sonho de montar uma empresa. Chegamos até moradores do bairro, comerciantes que tenham uma ideia de projeto que deseja desenvolver e ampliar na sua comunidade”, explica Paulo Santos.

A StartFam atua em Volta Redonda orientando sobre atitudes e ações empreendedoras

Em Volta Redonda, todos os moradores são chamados a escrever sua ideia e concorrer a uma das 12 vagas de treinamento. O treinamento acontecerá no Aterrado para que fique fácil o acesso para as 12 equipes, contando com quatro componentes obrigatoriamente, totalizando 48 pessoas.

A StartFam já realizou palestra de divulgação explicando como funciona o projeto e as suas fases, momento onde o gesto orienta sobre modelo de negócio, público-alvo, validação de ideias. “Então fizemos eventos bem próximo do público com linguagem que eles conseguissem entender. O modelo pode ser levado a todas as cidades da região popularizando os conceitos de empreendedorismo. Esta é a nossa grande ambição”, argumenta. O contado da StartPro é via os e-mails [email protected] ou [email protected]. E ainda o telefone (24) 3322-5580.

Deixe um Comentário