Programa Segurança Presente poderá ser implantado em Resende

0

RESENDE

O vereador Renan Marassi (PL) reiterou o pedido ao Poder Executivo para que faça gestão junto ao Governo do Estado para implantar no município o programa alternativo de policiamento Segurança Presente. O estudo de viabilidade foi aprovado pelo Plenário e oficializado ao prefeito Diogo Balieiro Diniz.

O programa Segurança Presente é um modelo de policiamento de proximidade que complementa a atuação da Polícia Militar e tem por objetivo reduzir índices de criminalidade, promover o reordenamento urbano, prestar atendimento social e garantir o direito de ir e vir da população fluminense. O efetivo é formado por policiais militares, agentes civis (egressos das Forças Armadas) e assistentes sociais, sendo que o patrulhamento é feito a pé, de bicicleta, de motocicleta e viaturas.

Ao justificar a indicação, o vereador Renan Marassi disse que o Segurança Presente complementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. “Com o objetivo de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social, as operações visam um ambiente mais seguro e acolhedor aos moradores, comerciantes e turistas das regiões onde atua. Com resultados impactantes de redução de criminalidade no horário e área de atuação, a Operação Segurança Presente ganhou a confiança da população fluminense e se tornou uma marca forte e desejada por todos. O programa conquistou a confiança da população e alcançou excelentes resultados nos locais em que foi implantado, o que significa que tem tudo para fazer sucesso também em Resende”, argumentou o parlamentar.

Ele ainda lembrou que o patrulhamento é feito a pé, de bicicleta, de motocicleta e viaturas.

PROGRAMA

O ponto de partida do programa foi a Operação Lapa Presente, deflagrada em 2014 no bairro da Lapa, na capital do estado. Diante dos bons resultados alcançados, o programa foi expandido para outros bairros do Rio no ano seguinte. Em dezembro de 2017, a operação cruzou a ponte e foi inaugurada no município de Niterói. Já em 2019, chegou à Baixada Fluminense, começando por Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Hoje o programa Segurança Presente conta com 36 bases no estado.

Deixe um Comentário