Programa Saúde na Escola é realizado em unidade escolar da Zona Rural de Resende nesta sexta-feira

0

RESENDE

Familiares e os 25 alunos matriculados do pré-escolar ao 5º ano da Escola Municipal Francisco Tavares Rezende, na localidade do Sertãozinho, na zona rural da cidade, terão um encontro especial nesta sexta-feira, dia 12.

O Programa Saúde na Escola (PSE) vai orientar sobre importância da vacinação, saúde bucal e combate à dengue. Esta é mais uma da série de ações previstas no calendário anual, que abrange todo o município, desde a área urbana até a zona rural.

No município, o Programa Saúde na Escola é vinculado à Atenção Básica de Saúde (SMS).  O Programa atua paralelamente às atividades escolares, identificando eventuais necessidades como problemas de audição, obesidade e hipertensão arterial. Além disso, trata de problemas que costumam estar em estágio inicial na idade escolar, como consumo de drogas e bebidas alcoólicas.

Segundo a coordenadora do Programa, Daniela de Fátima Silva Theodoro, além da presença de todos os alunos, é muito importante também que os responsáveis compareçam. “O PSE atenderá mais uma vez uma unidade da Zona Rural, que geralmente possui famílias com acesso dificultado ao centro urbano e aos recursos. Nesse caso, o atendimento vai até eles. Após o levantamento epidemiológico da equipe da Saúde Bucal, serão constatadas todas as necessidades entre os alunos para que o tratamento seja completado no próximo mês”, explica a coordenadora.

Atividade será desenvolvida para que os alunos possam aprender sobre o mosquito Aedes aegypti-Divulgação

ATIVIDADES

Dois dos principais pontos levantados durante a passagem, através de palestras, serão sobre os cuidados que devem ser tomados pela Saúde Bucal das crianças e sobre a importância do cumprimento do calendário de vacinação. Outra importante parceria firmada pelo Programa é com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). “Graças a essa parceria, o CCZ enviará profissionais para a unidade com o objetivo de levar informações sobre os riscos de contrair a Dengue e sobre o combate a proliferação dos mosquitos no cotidiano das famílias. Uma atividade será desenvolvida para que os alunos possam ver e aprender sobre os estágios iniciais do mosquito Aedes aegypti. Após promover as palestras, a equipe do Programa responsável pela Saúde Bucal fará um levantamento das necessidades dos alunos através de uma breve consulta”, explica Daniela, acrescentando que o atendimento odontológico terá continuidade no próximo mês, com a volta dos profissionais no consultório móvel da Prefeitura. “A equipe que comparecerá nesta sexta-feira será composta por um dentista da Clínica da Família, um auxiliar e um técnico da Saúde Bucal”, completa.

Deixe um Comentário