Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos será retomado em 2018

0

BARRA MANSA

A partir de janeiro de 2018 será retomado na cidade o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), desenvolvido pelo Sebrae. A decisão foi tomada em reunião na última sexta-feira na Secretaria de Educação. Em sua fase inicial, o projeto será desenvolvido em duas escolas da região central que no ano que vem começam a funcionar em horário integral. Será para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Estiveram presentes na reunião o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa (Codec), Arivaldo Corrêa Mattos; o secretário municipal de Educação, Vantoil de Souza; Juliana Gomes e Leila Cândido, analistas do Sebrae RJ; a presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril (Aciap), Denyse Singulani; a diretora do Sicomércio BM, Maria Graças Fernandes Marcelino; além de Ricardo Rosa e Saionara Viçoso, funcionários da secretaria de Educação.

O objetivo do programa é incentivar a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores.

O projeto Jepp foi implementado em Barra Mansa em 2015, por meio de parceria do Sebrae, Aciap e prefeitura. No ano passado, cerca de 20 professores da rede municipal de ensino já passaram pela capacitação do programa para inserir o tema na grade curricular das escolas. “Em 2018, vamos começar a trabalhar o empreendedorismo em sala de aula, em escolas pilotos. Agora, o primeiro passo é atualizar nossos profissionais e relembrar o conteúdo com os que já foram capacitados em 2016”, destacou Vantoil de Souza.

Para o presidente do Codec, o tema é importante para a cidade por isso estão apoiando o retorno do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos. “Existe uma enorme necessidade de que a escola prepare os estudantes para os desafios da sociedade. O projeto não só trata o empreendedorismo, como engloba sustentabilidade, cidadania e outros assuntos que vão nos ajudar a formar cidadãos de bem para o desenvolvimento da nossa região. Com esse programa, nós vamos plantar a semente da cultura empreendedora em Barra Mansa para que, a médio prazo, colhamos os frutos de uma sociedade diferente”, defendeu Arivaldo.

Agora, o próximo passo, segundo a presidente da Aciap, Denyse Singulani, é encontrar parceiros na iniciativa privada para ampliar o projeto. “O Sebrae-RJ disponibiliza gratuitamente as apostilas para os professores e toda a capacitação. Eles também fornecem os materiais para os alunos em formato digital. Agora, vamos buscar parcerias com empresas que tornem viável a produção impressa desses materiais para as duas escolas que receberão o programa em 2018. Além disso, queremos disponibilizar apostilas para que os familiares dos alunos beneficiados possam também participar do programa”, esclareceu Denyse.

O PROGRAMA

O Jepp terá uma proposta pedagógica para cada ano do Ensino Fundamental. Serão atividades lúdicas, sensibilizando os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras. Para a analista do Sebrae, Juliana Gomes, a educação empreendedora proposta para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento e novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

“O conceito de empreendedorismo não está necessariamente ligado à abertura de sua própria empresa. Nós acreditamos que empreender é um projeto de vida. Queremos que os jovens participantes aprendam a tomar as rédeas do próprio futuro, mantendo uma atitude empreendedora em qualquer carreira que eles decidirem seguir, seja para abrir o próprio negócio ou utilizar o conhecimento adquirido em sua profissão. Todos só têm a ganhar quando empreendedorismo é inserido na educação das nossas crianças. É proveitoso para elas, para a família e para a sociedade como um todo”, finalizou.

Deixe um Comentário