Programa Família Acolhedora de Resende serve de referência para intercâmbio de equipes de outros municípios

0

RESENDE

O programa “Família Acolhedora” de Resende, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos serve de referência a outros municípios. Na segunda-feira, dia 13, a equipe do serviço de Acolhimento Familiar de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, conheceu um pouco mais sobre o programa da cidade, que é considerado referência no país.  O encontro contou com a presença dos membros do programa de Arraial do Cabo: Lígia Barreto Félix da Silva, coordenadora; Alexandra Patrocínio, assistente social; Luana Oliveira Salles dos Santos, psicóloga; e Anna Benevenuto, assistente administrativa. Pela prefeitura, a recepção ficou por conta da coordenadora do Programa Família Acolhedora de Resende, Patrícia Fernanda Neves e equipe técnica do programa.

De acordo com Patrícia, o objetivo da visita foi que a equipe de outro município conhecesse a gestão e o funcionamento do Programa Família Acolhedora. A experiência funciona como um intercâmbio e troca de ideias e conceitos, conhecendo a dinâmica de cada programa e compartilhando as práticas que geram resultados positivos. “Tivemos o prazer de receber a equipe do serviço de Acolhimento Familiar sediado no município de Arraial do Cabo e consideramos de extrema importância promover esse espaço de diálogo para trocar ideias que dão certo. Desta forma, podemos ajudar no crescimento de outros programas e melhorar ainda mais o serviço oferecido em Resende. Estamos sempre de portas abertas”, comentou a coordenadora.

O Programa Família Acolhedora de Resende tem como objetivo o acolhimento de crianças e adolescentes afastados de suas famílias por determinação judicial. Neste contexto, a família ou pessoa cadastrada e habilitada pelo programa protege o acolhido, proporcionando um crescimento sadio, com afeto e respeito às suas necessidades. O prazo de acolhimento familiar é de até um ano e meio, conforme o artigo 9º da lei municipal, baseada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Só em 2021, a equipe do Programa Família Acolhedora de Resende já recebeu visitas dos municípios de Barra do Piraí, da região sul-fluminense, Caraguatatuba-SP e Arraial do Cabo-RJ.

Nesta terça-feira, dia 14, a equipe de Itatiaia estará conhecendo o programa. “Nas próximas semanas, a equipe de Resende promoverá uma ação de capacitação, de forma online, para uma equipe do município de Salete-SC”, informa a coordenadora Patrícia.

Deixe um Comentário