Programa Coluna Reta pode ser desenvolvido dentro das escolas particulares de Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

Em reunião nesta sexta-feira, o deputado estadual Munir Neto (PSD) esteve com o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sul Fluminense (Sinepe), Claudio Menchiss, e com o médico ortopedista Juliano Coelho, que coordena o programa Coluna Reta. Ele solicitou que os atendimentos do programa Coluna Reta acontecessem também nas escolas particulares de Volta Redonda.

“O Coluna Reta é um projeto maravilhoso que previne e trata a escoliose em crianças e adolescentes. Desde a criação, foram realizadas cerca de cinco mil atendimentos e 40 intervenções cirúrgicas que melhoraram a vida de muitos jovens para melhor. O Dr. Juliano Coelho e sua equipe percorrem os CRAS, as unidades públicas de educação e agora estamos solicitando que atendem os alunos das instituições privadas”, explicou o parlamentar.

Munir contou que o presidente do Sinepe, que é diretor também do Instituto de Cultura Técnica e da Academia da Criança, vai abrir as portas de seus empreendimentos no primeiro semestre de 2024. “O Claudio é um parceiro de longas datas. Além de se comprometer a fazer articulação com os diretores das escolas particulares, ele abriu a porta de suas escolas, o ICT e a Academia da Criança, para iniciar os atendimentos do Coluna Reta. Eu tenho certeza que será um grande sucesso,” destacou.

Munir Neto foi o criador do projeto Coluna Reta em 2021, quando era secretário de Assistência Social em Volta Redonda, juntamente com o médico Juliano Coelho. É destinado a crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, e busca o diagnóstico precoce e tratamento desses pacientes de forma contínua.

Nos casos de indicação cirúrgica, o procedimento visa oferecer qualidade de vida aos pacientes, não só a correção postural, mas também a prevenção, com o tratamento a tempo de evitar danos aos órgãos internos no tórax, como pulmões, muito afetados pela curvatura excessiva da coluna vertebral.

A escoliose idiopática não tem uma causa conhecida e atinge milhões de pessoas no Brasil e em todo mundo.  A doença provoca o desvio lateral e rotacional da coluna vertebral que acontece no período do estirão do crescimento (9 aos 14 anos).

Como deputado estadual Munir Neto é o autor da lei que expande o Coluna Reta para todo o Estado do Rio de Janeiro. A lei já está em vigor e será implementada nas escolas a partir de 2024.

 

Deixe um Comentário