Professora da Faetec Volta Redonda ganha prêmio internacional com trabalho em homenagem a Paulo Freire

0
VOLTA REDONDA

A professora Aline Brasil, coordenadora da área de linguagens da Escola Técnica Profissionalizante Amaury Cesar Vieira, unidade da Faetec em Volta Redonda, conseguiu um feito importante para toda a Rede. A também escritora foi premiada na “II Conferência Freire: Construindo a ponte entre a educação popular e a universidade”, na categoria “Evento do Ano”. A conquista veio com o trabalho intitulado: “A (po)ética de Paulo Freire”. Em setembro, a professora estará presente na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no estande Tag Tuthor Books, que apoia autores nacionais e independentes.

A conferência foi realizada por meio da colaboração de instituições nacionais e internacionais, como Ação Educativa, Instituto Paulo Freire, Universidade Emancipa, Universidade de Cambridge e Cambridge Latin American Research in Education Collective. O trabalho da educadora foi apresentado e submetido a avaliação de uma banca internacional em outubro de 2022.

Aline Brasil fala um pouco da emoção de ter participado do evento, com um trabalho que vem desde 2021.

“Foi uma honra participar virtualmente da II Conferência Freire com meu trabalho artístico-literário ‘A (po)ética de Paulo Freire’ no Grupo Artes e Cultura, como escritora e também professora da rede pública de ensino há mais de 30 anos, atualmente representando a Faetec Volta Redonda, na área de Literatura. Este trabalho foi apresentado anteriormente no evento ‘Primavera Paulo Freire’ na Fiocruz, 2021; no ‘Congresso Internacional Paulo Freire: um Centenário de Atualidade’, na Universidade Lusófona de Lisboa, também em 2021; e do 1° Encontro de Talentos da Faetec Unifaetec – 2022”, disse a professora, que ocupa a cadeira 35 da Academia de Letras de Volta Redonda.

O objetivo da Conferência, além de homenagear o educador Paulo Freire, único brasileiro a ganhar uma escultura na prestigiada instituição, foi promover encontros de estudantes, cursistas, professores, educadores populares e pesquisadores de todas as partes do mundo interessados em dialogar, difundir e produzir novas ideias e práticas de educação popular, a partir dos pensamentos de Paulo Freire. O evento aconteceu na forma online e presencialmente, na Universidade de Cambridge e na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A Bienal do Livro 2023 acontece de 1º a 10 de setembro, no Riocentro, que fica na Av Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca. A professora estará presente no dia 08, às 13h, para uma sessão de autógrafos. Seus livros ficarão no estande Thag Tuthor Books durante todo o evento.

Deixe um Comentário